Lousã, Sociedade

Milhares de visitantes na XXV.ª Feira do Mel e da Castanha da Lousã

NT8A5468

A XXV.ª edição da Feira do Mel e da Castanha, que decorreu de 7 a 9 de novembro, ficou marcada pela elevada adesão de visitantes, tendo sido visitada por milhares de pessoas durante os 3 dias.

O certame contou com a participação de apicultores, produtores e comerciantes de castanha e outros produtos endógenos e instituições diversas e projetos escolares.

Esta edição permitiu afirmar o evento como a melhor feira nacional de mel e castanha do país, sendo de salientar que o elevado número de visitantes se refletiu no negócio, tendo sido vendido, por exemplo, pelos diversos agentes que participaram no evento cerca de uma tonelada de mel DOP Serra da Lousã e duas toneladas de castanha.

 

Também as 6 tasquinhas representativas das freguesias marcaram presença e deram um contributo importante para a atratividade e dinâmica do evento e satisfação dos visitantes que em grande número degustaram os diversos pratos regionais na tenda da gastronomia.

Pela análise dos dados recolhidos, estima-se que o evento tenha gerado um volume de negócio direto superior a 50 000€.

Para o sucesso desta edição contribuiu também o programa de animação que contemplou diversas atuações musicais, workshops, mostras etnográficas e apresentação de projetos e livros e passeios pedestres.

O evento teve honras televisivas com a emissão em direto na tarde de domingo do programa da SIC “Portugal em Festa”,  assim como reportagens para momentos informativos da RTP e da SIC.

Para o Presidente da Câmara, Luís Antunes, “as bodas de prata deste evento de referência foram assinaladas da melhor forma, quer devido à qualidade do programa que mobilizou milhares de pessoas, quer pela satisfação demonstrada pelos diversos expositores que estiveram presentes no evento, tendo-se constituído como um excelente momento de afirmação dos produtos endógenos, particularmente do mel DOP Serra da Lousã e da Castanha, e do Concelho da Lousã”.

A Feira da Castanha e do Mel da Lousã, realizada em parceria com a Cooperativa Lousãmel, é a mais antiga feira realizada na região de Coimbra, destacando-se, também, pelo facto de ter sido a primeira a comercializar unicamente mel certificado.

Tem-se revelado, ao longo dos anos, um evento de sucesso e que marca o calendário cultural e gastronómico e que continuará a ser uma aposta clara na programação da Autarquia.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *