Celorico de Basto, Sociedade

Feira Anual de Santa Catarina de 22 a 25 de novembro em Celorico de Basto

finalweb-cartaz“São quatro dias de uma feira repleta de tradições com destaque para a promoção das raças autóctones num concurso pecuário que atrai os produtores das raças de gado bovino a Celorico de Basto. Esta feira está cada vez mais atrativa quer para a população quer para o próprio comércio local fruto de algumas alterações necessárias levadas a cabo pelo município”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

A Feira anual de Sta. Catarina decorre em Celorico de Basto, de 22 a 25 de novembro, com as tradicionais tendas com produtos variados, dispersas, de forma ordenada, ao longo da Avenida Principal da Vila de Celorico de Basto.

Durante a feira salienta-se o tradicional concurso pecuário para as raças autóctones de aptidão carne que irá decorrer no dia 25 de novembro, dia oficial da Sta. Catarina. No entanto, no domingo, dia 23, os amantes deste género de concursos poderão assistir ao 2º concurso da raça Holstein Frísia, e divertir-se no programa da Sic, Portugal em Festa, que, tal como no ano transato, marcará presença em Celorico de Basto.

No dia 25 de novembro destaque ainda para o Corta Mato Escolar que envolve as crianças do Agrupamento de Escolas numa das feiras mais tradicionais do concelho.

Os comerciantes aproveitam o evento para escoar parte dos produtos que dispõem em stock ou pelo menos aumentar o volume de vendas dada a afluência da população para fazer as necessárias compras de inverno.

A Feira anual de Sta. Catarina apresenta particularidades e tradições muito próprias. Salienta-se a venda de plantas de fruto, sardinhas, castanhas, alfaias agrícolas, cobertores e outros adereços típicos do inverno.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *