Ansião, Sociedade

Ansião assinala em força últimos dias das comemorações

DSC_1042Terminam em novembro as comemorações dos 500 anos sobre a outorga dos forais Manuelinos a Ansião, Avelar, Chão de Couce e Pousaflores. Um programa intenso, iniciado em julho, e que levou momentos de animação, sensibilização e recriação histórica a todo o concelho de Ansião, sobretudo às localidades detentoras de Carta de Foral, que são Ansião, Avelar, Chão de Couce e Pousaflores.

Depois de no último fim-de-semana Chão de Couce ter encenado a outorga do foral, Avelar promove nos próximos dias algumas iniciativas. Assim, esta quarta-feira, 12 de novembro, data em que se assinalam precisamente 500 anos sobre a outorga da carta de Foral a Avelar, o dia é marcado por uma largada de balões protagonizada por diversas instituições locais, na praça Costa Rego a partir das 11h30. Ao final da tarde acontece uma arruada e um magusto junto ao pelourinho de Avelar. No dia 13 acontece um desfile Manuelino pelas ruas de Avelar, culminando com a peça “Confronto histórico de D. Manuel com o Avelar do séc. XXI”. No dia 15 as comemorações em Avelar são marcadas pela homenagem a antigos autarcas de Avelar, pelas 10h30, seguindo-se um mercado histórico na praça Costa Rego. Pelas 15h30 acontece uma arruada pela Sociedade Filarmónica Avelarense, seguida de concerto pelos seus grupos de metais e grupo de música antiga.

Viajando para a sede do concelho, o encerramento oficial destas celebrações dos 500 anos dos Forais Manuelinos acontece no sábado dia 15. Assim, pelas 17h30 do sábado dia 15 o auditório municipal de Ansião acolhe a conferência A Importância dos Forais Manuelinos, pela Doutora Paula Pinto Costa, medievalista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mais tarde, pelas 21h00, é apresentada no centro cultural de Ansião a peça de teatro Uma Floresta de Enganos, composta por textos de Hélder Costa baseados na vida e obra de Gil Vicente. No último dia destas comemorações, o domingo 16 de novembro, as actividades acontecem em Pousaflores, no largo da igreja, com a abertura de um mercado medieval pelas 13h00 e, às 15h00, a representação da peça A Lenda da Princesa Flor. Pelas 17h00 é encenada a entrega do Foral e, assim, terminam 5 meses de actividades sucessivas dedicadas à celebração dos 500 anos dos Forais Manuelinos a Terras de Ansião. Uma iniciativa do Município de Ansião que contou com o envolvimento das Juntas de Freguesia e de diversas colectividades do concelho.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *