Castro Marim, Sociedade

VII Feira da Perdiz foi um sucesso em Castro Marim

IMG_8655Sendo a perdiz vermelha um dos “ex-libris” da região e a cinegética uma das apostas turísticas do concelho, a Câmara Municipal de Alcoutim promoveu, no passado fim de semana, a sétima edição da Feira da Perdiz. A caça e tudo o que se prende com esta atividade foram, obviamente, as estrelas do certame por onde passaram milhares de visitantes.

“A caça constitui um atrativo para muitos milhares de visitantes, amantes da modalidade, de todas as regiões do país, que anualmente nos procuraram nesta época do ano, conferindo um forte incremento à economia local”, sublinhou Osvaldo dos Santos Gonçalves, presidente da autarquia, no discurso de abertura do evento. Presentes estiveram também o Diretor Regional de Agricultura e Pesca do Algarve, Fernando Severino, o Diretor Regional das Florestas do Algarve, José Duarte Pacheco, e o Diretor Regional das Florestas do Alentejo, Pedro Rocha, entre outras entidades locais e regionais.

Nesta edição, a feira contou com mais de cinquenta expositores de artigos ligados à caça, ao turismo, ao artesanato e à gastronomia local e com um espaço contiguo à exposição reservado para as tasquinhas que com a vasta oferta de pratos à base de caça constituíram um dos grandes motivos de atração dos visitantes.

Durante os dois dias de feira foram muitas as atividades, animações, exposições e provas sendo de destacar a realização da Taça de Portugal de Caça Prática e as palestras “A nova variedade da doença hemorrágica viral e a crise do coelho bravo” e “A caça em áreas protegidas e classificadas”, pelo Doutor Pedro Esteves, investigador do CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), e pelo Doutor Pedro Rocha, diretor do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo da Autoridade Florestal Nacional (AFN), respetivamente.

O certame ficou ainda marcado pelo arranque, na tarde de sábado, da segunda edição do Festival Gastronómico do Concelho de Alcoutim “Sabores da Serra ao Rio”, que decorrerá em catorze restaurantes do concelho até 30 de novembro. A apresentação do festival, nesta edição dedicado aos sabores de outono, incluiu a realização de um “show cooking”, pelo Chef Adérito Almeida, da Escola de Hotelaria de Faro, que brindou os presentes com um prato à base de caça, como não poderia deixar de ser.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *