Ansião, Sociedade

Município de Ansião com bons resultados do Índice de Transparência Municipal 2013

DSC_0500O município de Ansião foi considerado o 22º a nível nacional no Índice de Transparência Municipal (ITM), uma iniciativa da Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), cujos resultados foram divulgados na passada sexta-feira, dia 7, em Lisboa. O grau de transparência de cada município é medido pela análise à respetiva página de Internet, onde são avaliados o volume e tipo de informação disponibilizados aos munícipes sobre a estrutura da autarquia, o seu funcionamento e atos de gestão, entre outros tópicos. Áreas de elevado risco de corrupção, como a contratação pública e o urbanismo, suscitam uma particular atenção dos autores do ITM.

 

A TIAC é a representante em Portugal da organização não governamental anti corrupção Transparency International. O Índice de Transparência Municipal é um projeto da TIAC (associação sem fins lucrativos que tem como finalidade geral promover a legalidade democrática e a boa governação), num trabalho conjunto com várias entidades, designadamente a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, o Núcleo de Estudos em Administração e Políticas Públicas da Universidade do Minho, a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

 

Sobre estes resultados, que denotam uma subida do município de Ansião neste ranking de nove posições face a 2012, Rui Rocha afirma que são “encorajadores e reflectem os esforços da autarquia na disponibilização pública de toda a informação legalmente exigida, mas sobretudo motivadores para resultados ainda melhores no futuro.”

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *