Celorico de Basto, Sociedade

Universidade Sénior de Celorico de Basto comemora 10 anos

O Centro Paroquial de Arnoia em Celorico de Basto foi o palco no dia 04 de novembro, da cerimónia de comemoração do 10º aniversário da Universidade Sénior, marcada pela apresentação do livro “Cerebral Sénior 1” e missa cantada no Mosteiro de Arnoia.

José Machado, presidente da Universidade Sénior, entrega emblema da Instituição ao presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, durante a cerimónia de abertura da sessão de comemoração do 10º aniversário da Instituição.

“Um exemplo que prestigia o concelho de Celorico de Basto” foram estas as palavras do presidente da autarquia, dirigidas à Universidade Sénior, aquando do seu discurso na cerimónia de abertura da sessão. O autarca salientou o trabalho extraordinário desenvolvido pelos membros que integram a US. “A forma determinada e consistente com que este grupo se empenhou neste projeto, com objetivos positivos e causas nobres, é de facto, significativo e importante. A implementação da Universidade Sénior foi um grande desafio, feito com grande audácia de pessoas com experiencia de vida que se entregaram aos objetivos inseridos no seu plano de atividades com a máxima dedicação. Hoje, na comemoração dos seus 10 anos de vida, podemos verificar tratar-se de um projeto, com passado, presente e futuro, onde tem sido feito um trabalho extraordinário” disse.

No mesmo sentido, o presidente da Universidade Sénior, José Machado, destacou a importância da parceria com a Câmara Municipal, “numa colaboração estreita, com apoio logístico, e disponibilidade para ajudar nas diferentes iniciativas desenvolvidas pela US”. Em dia de aniversário da instituição, José Machado realçou o nascimento do projeto oriundo de uma ideia de Palmira Sousa e Castro com o apoio incondicional do padre Armandino Lopes, na cedência do espaço. Ao mesmo tempo, destacou os professores que lecionam que, ao longo destes 10 anos de atividade, permitiram um acrescento de conhecimentos tendo em conta os objetivos do projeto. “Este projeto é algo que muitos nos valoriza, para além da ocupação dos tempos livres, com atividades de lazer e convívio, permite, nesta fase da vida, adquirir mais conhecimentos e ao mesmo tempo, uma troca de saberes e transmissão de valores”, disse.

A ação foi dirigida pelo presidente da Universidade Sénior e teve como convidados de destaque o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto e o pároco da freguesia de Arnoia, Armandino Lopes.

Terminadas as cerimónias de abertura os presentes puderam assistir à apresentação de um livro intitulado “Cerebral Sénior1” da autoria de Beatriz Moura e Patricia Moreira, psicólogos clinicas. As autoras do “Cerebral Sénior I” afirmaram que serão lançadas edições mensais do guia que tem por objetivo a estimulação cognitiva na terceira idade. “Com exercícios e através de várias situações pretende-se estimular a mente constantemente através dos 5 sentidos”, referiu Beatriz Moura. Destacaram a Neuróbica também conhecida por neurofitness que refere que a mente deve ser treinada, estimulada e desenvolvida. Este guia conta com a colaboração de técnicos credenciados em várias áreas da ciência.

Terminada a sessão todos os presentes seguiram para o Mosteiro de Arnoia para assistir a uma missa cantada pelo grupo coral da Universidade Sénior, presidida pelo padre Armandino Lopes.

A cerimónia de comemoração do 10º aniversário da Universidade Sénior terminou com um lanche convívio para todos os convidados.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *