Desporto, Santa Maria da Feira

Motos revestidas a cortiça atravessam deserto – Santa Maria da Feira

Cortiça_Revestimento de parte de motaPedro Ribeiro e Sérgio Castro, dois jovens empresários de Santa Maria da Feira, são os únicos portugueses que, em dezembro próximo, vão participar no rali-raid Africa Eco Race de moto e sem qualquer apoio mecânico. Nesta aventura rumo a Dakar, os dois pilotos amadores vão viajar em motos revestidas a cortiça, transportando uma causa solidária. Comprometem-se a doar parte dos apoios angariados a instituições sociais da sua terra.

A ideia de revestir as motos com uma película de cortiça, promovendo a indústria mais representativa do concelho de Santa Maria da Feira, partiu dos dois pilotos, que desta forma contribuem também para a essência “ecco” do rally, incutindo um caráter único às motos.

Pedro e Sérgio lançaram o repto à empresa feirense Granorte – líder no fabrico de produtos em cortiça aglomerada, recentemente distinguida com o Prémio Inovação, na Gala Anual da Cortiça, promovida pela Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) –, que de imediato aceitou o desafio, estando já a concluir a operação de revestimento das peças das duas motos. Para este efeito, a empresa desenvolveu um compósito com cortiça, especialmente resistente e flexível. “Será a primeira vez a que cortiça será posta à prova numa situação tao exigente, mas tanto a Rally Dream Team como a Granorte estão confiantes que este produto natural vai provar a sua resistência”, refere a dupla de pilotos.

Superar limites e desafios

Sem direito a apoio mecânico, serão os dois pilotos amadores a fazer a manutenção diária das motos no final de cada etapa, o que aumentará a dureza da prova. Espera-os um percurso de 6.500 km, que atravessam três países: Marrocos, Mauritânia e Senegal.

Movidos pelo espírito de aventura e vontade de superar limites e desafios, Pedro e Sérgio preparam o físico desde março passado, e em novembro vão integrar a Baja Portalegre 2014, que será um teste para a grande aventura africana.

“Vai ser duro chegar a Dakar, mas temos vindo a trabalhar para esse objetivo. O rali Africa Eco Race é uma competição, mas não estamos a pensar nisso. Vamos participar pela aventura e pelo sentido que demos a este projeto”, esclarece Sérgio Castro, um dos elementos da equipa, aficionado pelas motos desde os 16 anos.

Os dois pilotos amadores contam já com a parceria de várias empresas – IT Center, Granorte, Pamir, Padaria da Vergada, Pedro Lima, Aquatabs, SC Energia, SBK, X5 Health Club, Vilt, Workout Suplements e AdviserPro – mas continuam à procura de outras entidades dispostas a apoiar este projeto, que tem um cariz social.

Para além de embaixadores da cortiça nesta aventura em África, Pedro e Sérgio vão doar, por cada quilómetro percorrido, uma percentagem dos apoios que conseguirem a instituições sociais de Santa Maria da Feira. Ou seja, quanto mais patrocínios obtiverem e quanto mais longe conseguirem ir, maiores serão os donativos a atribuir.

A dupla de pilotos, que constitui a equipa Dream Rally Team, será apresentada no dia 6 de novembro, pelas 17h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *