Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso assinalou Dia Municipal para a Igualdade

Dia Municipal Igualdade 2A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assinalou o Dia Municipal para a Igualdade, na passada sexta-feira, 24 de outubro. A autarquia aderiu assim à campanha nacional “Igualdade é Desenvolvimento”, promovida pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR).

Para tal, foram distribuídos folhetos e laços em diversos espaços municipais com o objetivo principal de colocar no centro das atenções a temática da Igualdade enquanto promotora de Desenvolvimento e de informar e sensibilizar

De lembrar que, atendendo à nossa história local e à data da revolta da Maria da Fonte, desde 2011 que a Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso elegeu como dia Municipal para a Igualdade o dia 23 de março.

Contudo, este ano, em cumprimento de um compromisso coletivo com a Igualdade, o Município juntou-se a inúmeras organizações e autarquias de todo o país e promoveu internamente a já referida iniciativa de cidadania local.

Na tentativa de modificar hábitos e sensibilizar para todas as desigualdades existentes e verificadas ao nível concelhio, a autarquia tem realizado, no âmbito do Serviço para a Promoção da Igualdade de Género, diversas ações sobre temáticas inerentes à igualdade, sendo a Semana Municipal para a Igualdade, que todos os anos se realiza de 19 a 25 de novembro, a que mais se destaca.

Entendendo que as desigualdades ainda presentes e reproduzidas na sociedade se apresentam como um obstáculo à melhoria e ao progresso da sociedade porque privam da integral e completa contribuição de parte significativa da população, a autarquia da Póvoa de Lanhoso, no cumprimento de um compromisso assumido em 2010, considera que importa reconhecer o direito fundamental à igualdade de homens e mulheres, o que pressupõe o reconhecimento de que a igualdade não é mais uma condição subsidiária para o gozo de qualquer direito fundamental.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *