Monchique, Sociedade

Câmara de Monchique inicia Programa de controlo de reprodução de gatídeos na via e espaços públicos

PA290062A Câmara Municipal de Monchique devolveu um grupo de gatos no âmbito do Programa CED- Programa de esterilização para controlo de reprodução de gatídeos.

É comum encontrar nas ruas diversas colónias de gatos. A crescente propagação das populações de felinos assilvestrados é uma realidade, que implica uma série de cuidados sendo, atualmente, um assunto de saúde pública.

O controlo das populações de felinos assilvestrados é uma ação necessária e que envolve vários cuidados, não só pelas entidades locais, como por parte da população em geral.

O bem-estar das populações de gatos que se encontram abandonados na via pública, é uma preocupação do Município que Monchique que deu início ao projecto CED – Capturar-Esterilizar-Devolver, efectuada em parceria com a associação “Animais de Rua”.

O bem-estar das populações felinas e o respetivo controlo de reprodução, o bem-estar da população e a limpeza e cuidado dos espaços públicos estão na base desta iniciativa.

Este programa está em curso e hoje foram devolvidos mais um grupo de gatos que foram alvo desta intervenção, fazendo um total de 14 animais que já foram capturados, esterilizados e devolvidos, tendo o acompanhamento no terreno do Presidente da Câmara, Dr. Rui André

Paralelamente o Município de Monchique vai levar a cabo uma campanha para sensibilização da comunidade para este assunto.

As intervenções são efectuadas com apoio do Município e de donativos de privados e serão feitas colónia a colónia.

No decorrer da operação de devolução dos gatos esterilizados foi encontrada esta gatinha que se encontra disponível para adopção. Para mais informações, devem os interessados contactar a Câmara Municipal de Monchique.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *