Reguengos de Monsaraz, Turismo

Congresso Internacional de Turismo Rural reúne especialistas europeus e sul-americanos em Reguengos de Monsaraz

Oferta turística-atividades equestresOs temas mais relevantes para o desenvolvimento do turismo rural vão estar em análise no Congresso Internacional de Turismo Rural, que está a decorrer nos dias 30 e 31 de outubro, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz. Nestes dois dias de debate sobre o setor, vão participar especialistas da Alemanha, Brasil, Reino Unido, Portugal, França, Holanda, Espanha, entre outros.

Na sessão protocolar de abertura, que vai decorrer na quinta-feira, pelas 10h, vão estar José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, e António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo. Meia hora depois inicia-se o primeiro painel, que vai abordar a “Estruturação do Produto e Políticas de Desenvolvimento”.

A primeira sessão, moderada por Pedro Chenrim, Diretor da revista Ambitur, será sobre “Planeamento e Desenvolvimento da Oferta Turística em Meio Rural” e terá como oradores Maria Custódia Correia, Coordenadora Nacional da Rede Rural – DGADR, Maria Godinho, Presidente da Privetur, Paulo Fernandes, Presidente da Aldeias do Xisto, Marta Cabral, Presidente da Associação Casas Brancas e Linas Zabaliunas, da Associação de Turismo Rural da Lituânia.

A segunda sessão terá como tema “As políticas de fomento e os instrumentos financeiros para o período 2014-2020” e será moderada por Teresa Ferreira, Diretora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Turismo de Portugal. Esta temática vai ser analisada por António Dieb, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Rural do Alentejo, Joaquim Amado, representante da Federação Minha Terra, Cândido Mendes, Presidente da Federação de Turismo Rural e Marta Alter, diretora técnica da GAL Monte.

O segundo painel inicia-se às 14h, vai abordar a “Marca e Comunicação: que posicionamento competitivo para o turismo rural?”, será moderado por Carina Monteiro, Diretora do jornal Publituris, e terá como oradores Félix Ott, da empresa suíça Cantar do Grilo, Apolónia Rodrigues, Presidente da Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo/Genuineland – Dark Sky Alqueva, Lisa Zambujinho, especialista em marketing online da Heranças do Alentejo, Francisco Calheiros, Presidente da Turihab – Associação do Turismo de Habitação e Almudena Martin, Presidente da Rede Andaluza de Alojamentos Rurais (Espanha).

O painel “Distribuição e comercialização: novas necessidades e respostas” vai ser moderado por Ruben Obadia, responsável pela comunicação da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, e o tema será debatido por Oliver Zahn, responsável da Olimar Reisen (Alemanha), Otto-Mark Schaap, co-fundador da Girassol Vakanties (Holanda), Leire Gonzalez, Diretor de Marketing do TripAdvisor e Christophe Maridet, Director de Comunicação Digital e Marketing da Gîtes de France.

No segundo dia do Congresso Internacional de Turismo Rural, a partir das 10h inicia-se o quarto painel, sob o tema “Internacionalização do turismo rural e promoção integrada”. Este tema será moderado pelo Diretor da revista Turisver, José Luís Elias, e terá como intervenientes Dora Simões, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Vitor Silva, Presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, Andreia Roque, Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Brasil) e Ana Jacinto, Secretária-geral da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Às 11h30 decorre a conferência “Naturaleza, elemento diferenciador para la comercialización del turismo rural”, que será proferida por Arturo Crosby, Presidente da Forum Natura International e Diretor da Nature Destinations – Naturetravelers (Espanha). A fechar o congresso, pelas 12h, realiza-se a conferência “The opportunities for sustainable rural tourism experiences”, por Richard Hammond, Correspondente de Eco Travel do jornal The Guardian (Reino Unido).

O Congresso Internacional de Turismo Rural é organizado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *