Cultura, Póvoa de Lanhoso

Theatro Club da Póvoa de Lanhoso recebe sábado “Uma Espécie de Ópera”

Cartaz_EOpera2-2O Theatro Club da Póvoa de Lanhoso recebe no próximo sábado, dia 1 de novembro, o concerto “Uma Espécie de Ópera”, que a Academia de Música Maria da Fonte  e o Conservatório de Música de Barcelos.

Após o arranque do ensino articulado da música na Escola Prof. Gonçalo Sampaio, esta é a primeira ação promovida pela Academia de Música Maria da Fonte com apoio do Conservatório de Música de Barcelos, no intuito de sensibilizar para a relevância da aprendizagem da música na formação dos alunos para o desenvolvimento ou descoberta de competências e apetências próprias.

“A Academia de Música Maria da Fonte é um projeto em fase embrionária. E este concerto surge da vontade que temos de lhe dar vida, sustentada, nesta fase, no Conservatório de Música de Barcelos”, refere o Vereador para a Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes. “Esta parceria com o Conservatório de Música de Barcelos é, para nós, de vital importância. Eles têm a experiência e o saber que nos vai ajudar a construir o nosso próprio destino. E queremos fazê-lo sem pressas, de uma forma sustentada”, considera.

Este concerto começa pelas 21h30 e o Estúdio de Ópera do Conservatório de Múisa de Barcelos apresenta um programa com árias e duetos de distintas óperas: “La Bohéme” e “Gianni Schicchi” de Puccini; “Bodas de Fígaro”, “Cosi fan Tutte” e “Don Giovanni” de Mozart; “Traviatta” de Verdi; “Os Contos de Hoffman” de Offenbach; e “Lakmé” de Delibes

“Este concerto será uma pequena mostra daquilo que poderemos fazer no futuro com os alunos, que estão a dar os primeiros passos na aprendizagem da música”, salienta ainda o mesmo responsável.

 

Academia de Música Maria da Fonte.

De lembrar que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Associação do Ensino Especializado da Música assinaram, no dia 1 de outubro, um protocolo para a criação da Academia de Música Maria da Fonte, no intuito de apoiar o arranque do ensino articulado da música no nosso concelho neste ano 2014/2015.

São 20 as vagas a disponibilizar aos alunos do 5.º ano, conferindo o primeiro grau do Curso Básico vocacional da música em cinco instrumentos distintos

A Academia de Música Maria da Fonte pretende vir a desenvolver e assumir particular expressão nos próximos cinco anos e deverá sediar os seus serviços no Centro Interpretativo Maria da Fonte, em fase de construção. Visa a realização e divulgação de atividades musicais, que propiciem verdadeiras ofertas de educação e formação e conduzam a uma maior sensibilidade para os estudos musicais.

 

Esta Academia surge no âmbito do projeto “Centro Interpretativo da Maria da Fonte” promovido pela Câmara Municipal e cofinanciado pelo ON.2 – O Novo Norte e QREN através do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional, que conta com um investimento elegível de 1.736.502,18€, ao qual corresponde a comparticipação comunitária de 85% no valor de  1.476.026,85€.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *