Educação, Lousã

Educação para o Desenvolvimento Sustentável consagra 5 escolas do Concelho da Lousã com Bandeira Verde

20141015_161520_resizedA Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) galardoou as 5 escolas do município da Lousã que integraram, em 2013/2014 o Programa Eco-Escolas.

O Galardão, que reconhece o empenho coletivo das escolas na educação para a sustentabilidade serve, também, para demonstrar o mérito do trabalho em rede, pois todo o trabalho apresentado à Coordenação Nacional do Programa, foi desenvolvido pelos alunos, professores, auxiliares de educação e pelos pais que incansavelmente se entregaram a este propósito, culminando esse processo na obtenção de um Galardão, que foi entregue no passado dia 15 do corrente, em Gaia

Na cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes, a Lousã destacou-se com a concretização de um desfile de roupas recicláveis elaboradas pela comunidade escolar das 5 escolas envolvidas, assim como com a presença das mascotes da Oficina de Segurança do Município: Preventinha, Zé Carumas e Violeta STOP que dinamizaram diversas atividades com os muitos intervenientes que os abordaram.

A Câmara Municipal da Lousã, reconhecendo da importância do seu papel para a educação e desenvolvimento sustentáveis, recebeu um Certificado de Município Parceiro da ABAE. Para além das boas praticas, que têm vindo a ser adotadas e desenvolvidas num trabalho que se pretende gradual, a aposta na educação ambiental tem sido um facto cada vez mais acarinhado pelo Município da Lousã, como forma de envolvimento de toda a comunidade escolar. A provar isso foram as inúmeras ações de sensibilização ambiental que realizou nas Escolas, no ano letivo anterior, tendo-se envolvido também em alguns projetos lançados pela ABAE às instituições de ensino – como a “Rota das Eco-Escolas” – e colaborado em diversas questões técnicas, de logística e de apoio à implementação dos 7 passos da metodologia do Programa. Evidencia-se ainda a realização de um Desfile de Roupas Recicláveis, no âmbito do Dia Mundial do Ambiente, organizado pelo município e com entrada aberta a toda a comunidade, que contou com “casa cheia” e com a participação de diversas instituições concelhias, no sentido de fazer chegar “a mensagem” a um maior número de cidadãos.

Ambicionando garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis, o Eco-Escolas é um Programa internacional, destinado a todos os graus de ensino (do pré ao superior), cuja metodologia se baseia nos princípios da Agenda 21 local. O Programa lança diversas iniciativas ao longo do ano, criando desafios, concursos e projetos aos intervenientes, que visam a promoção de uma sociedade mais informada, proativa, crítica e responsável, fomentada pelos mais novos, através da identificação de problemas e da procura de soluções que tornem o dia-a-dia da comunidade mais sustentável.

Esta excelente iniciativa proporciona a todos os intervenientes (e, indiretamente, também aos restantes cidadãos) experiências realmente positivas, pelo que todos estão de parabéns pelo brilhantismo do trabalho realizado e pela dedicação, força e união conseguidos em prol de um ambiente e de uma qualidade de vida melhores.

O Município da Lousã, que recentemente foi galardoado pela segunda vez consecutiva com a Bandeira Verde Eco XXI, encara estes galardões com a responsabilidade continuar o trabalho até agora desenvolvido.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *