Estarreja, Sociedade

Cerimónia Evocativa do Centenário da Grande Guerra em Estarreja

A Câmara Municipal de Estarreja e o Núcleo de Aveiro da Liga dos Combatentes promovem uma Cerimónia Evocativa do Centenário da Grande Guerra, a realizar no dia 2 de novembro, domingo, com início às 9h.

Há 100 anos atrás, precisamente no dia 10 de outubro de 1914, Portugal tremeu. Localmente, o jornal “O Concelho de Estarreja” através da coluna semanal “Ecos da Guerra”, dava a mais previsível e receada notícia. Portugal iria combater na Grande Guerra Europeia, ao lado dos Aliados. De Estarreja, entre cerca de 350 soldados que lutaram na Grande Guerra, 56 foram mortos em combate ou de doença contraída em campanha, em França e em África, entre 1916 e 1919.

A homenagem aos heróis que lá ficaram e às famílias que os choraram será realizada com receção nos Paços do Concelho (9h), Eucaristia na Capela de Santo António (10h30), cerimónia junto ao Monumento aos Mortos da 1ª Grande Guerra (11h30), finalizando com um almoço de confraternização no hotel da cidade. A efeméride será relembrada ainda com uma exposição de memórias organizada pelo Arquivo Municipal no Átrio dos Paços do Concelho.

Programa

09h00 Receção no Edifício dos Paços do Concelho

10h30 Eucaristia na Capela de Santo António, Praça Francisco Barbosa

11h30 Cerimónia de Homenagem junto ao Monumento aos Mortos da 1ª Grande Guerra 13h00 Almoço confraternização no Hotel Tulip Inn

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *