Cultura, Santa Maria da Feira

Livro da jornalista Fátima Araújo apresentado em Santa Maria da Feira

Capa livro Por acaso_JPGA Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Apuro Edições promovem a apresentação do livro “Por acaso…”, da autoria da jornalista da RTP Fátima Araújo e com prefácio escrito pelo neurocirurgião João Lobo Antunes, no dia 8 de novembro, sábado, às 18 horas, no auditório da Biblioteca Municipal.

Este livro é uma reportagem sobre cinco jovens portugueses com Paralisia Cerebral que, apesar das suas limitações físicas, são casos positivos, casos de sucesso, de empreendedorismo social e laboral, de integração social bem-sucedida, de autoaceitação e de autossuperação, jovens exemplos de interação para desmistificar clichés e preconceitos que a sociedade continua a ter em relação aos deficientes, jovens exemplos de perseverança e exemplos de pes­soas úteis e válidas.

O livro, que pretende agitar consciências e contribuir para o debate sobre a necessidade de serem encontradas respostas sociais e políticas dignas para as pessoas com deficiência, aborda questões relacionadas com os projetos em que esses cinco jovens portugueses com Paralisia Cerebral (um bailarino, uma socióloga, uma professora e dois informáticos) estão envolvidos, questões relacionadas com os seus afetos, as suas relações pessoais e a sua sexualidade, questões associadas à sua fé e à forma como a prática desportiva é determinante para a sua autoaceitação e superação.

“Por acaso…” resulta de uma parceria que juntou a Associação do Porto de Paralisia Cerebral e a empresa IMOA – Cloathing for All (uma empresa que produz roupas inclusivas e adaptadas a pessoas com necessidades especiais, a acamados e a deficientes). Parte das vendas do livro “Por acaso…” reverte a favor da Associação do Porto de Paralisia Cerebral.

“Por acaso…” vai ser apresentado no dia 8 de novembro, às 18 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, com atuações da companhia de dança inclusiva A_JU_DANÇA e do cantor Ricardo Azevedo (ex-vocalista dos EZ Special). A entrada é gratuita.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *