Montijo, Sociedade

Lançamento da 3ª edição do concurso “Imagens contra a corrupção” no Montijo

DSC_8468No dia 22 de Outubro, teve lugar uma aula intitulada “Prevenir o futuro”, proferida por Guilherme d’Oliveira Martins no Auditório da Escola Profissional do Montijo, no âmbito do lançamento da 3ª edição do concurso “Imagens contra a corrupção”. Uma organização do Conselho de Prevenção da Corrupção.

A aula contou na sessão de abertura com a intervenção do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta. O presidente sublinhou que a confiança é uma questão chave na implantação das soluções capazes de prevenir o futuro com mais liberdade, com mais igualdade e mais fraternidade.

“Num momento de empobrecimento particularmente propiciador da volatilidade dos valores éticos da sociedade, cabe ao estado e à administração pública o dever de se assumirem como fiéis depositários da ética e do envolvimento da sociedade civil no combate civilizacional pela honestidade e pela transparência,” ressaltou o presidente.

Nuno Canta sublinhou também que “Montijo vive hoje no espaço cultural, social e económico que se distingue pela importância que nele assume a solidariedade e pelo relevo que os montijenses atribuem à justiça, à integridade e à transparência”.

Guilherme D’Oliveira Martins , presidente do Tribunal de Contas e do Conselho de Prevenção da Corrupção, acentuou  a importância da formação cívica “A nossa preocupação é que as turmas (que participem no concurso) possam realizar um trabalho em que ganham, ou seja, reflectem sobre o problema mas simultaneamente sensibilizem outros para aa premência deste problema”, disse.

Para o presidente do Tribunal de Contas “É preciso substituir a indiferença pela intervenção. A forma de contrariar a corrupção é trabalhar em conjunto para garantir que a justiça e a verdade não sejam ideias vãs”.

O Conselho de Prevenção da Corrupção considerando a importância da consciencialização dos mais novos e procurando envolver a comunidade educativa num amplo debate de sensibilização e reflexão sobre o exercício da cidadania, com o apoio do Plano Nacional de Leitura e da Escola Superior de Comunicação Social, está a promover junto dos mais jovens e das Escolas o desafio: Concurso Nacional “Imagens Contra a Corrupção”.

O Concurso é dirigido aos alunos do 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. As inscrições estão abertas até 31 de Outubro e os  trabalhos devem ser entregues até 17 de Abril de 2015.

Os interessados podem consultar o regulamento e prémios em: http://concursos.cpc.tcontas.pt ou  www.facebook.com/cpc.concurso.icc.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *