Seia, Sociedade

Festa da Castanha na Lapa dos Dinheiros em Seia

Nos dias 1 e 2 de novembro e pelo segundo ano consecutivo, a Lapa dos Dinheiros acolhe uma festa dedicada à tradição da castanha nesta aldeia, uma iniciativa integrada no Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.

Com papel preponderante na dieta da montanha, em tempos anteriores à cultura do milho e da batata, a castanha tem um especial significado nesta Aldeia de Montanha, pela abundância deste fruto nos 18,15 hectares de Castanheiros do Souto da Lapa dos Dinheiros, uma verdadeira reserva da árvore que, nos últimos dois mil anos, constituiu um eixo fundamental da vida serrana.

Assim, a aldeia, num verdadeiro espirito comunitário, dá a conhecer os seus soutos, os saberes e sabores de outono mais típicos desta aldeia, num fim de semana onde a castanha é a protagonista. A Festa da Castanha inclui um passeio interpretativo aos soutos, um mercado de sabores da aldeia, oficinas de cozinha sobre o uso da castanha na gastronomia, a cargo da Escola Superior de Turismo e Hotelaria, um tradicional magusto na caruma e animação de rua.

A Festa da Castanha é promovida pela ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (entidade gestora do projeto Aldeias de Montanha), em estreita parceria com a população da Lapa dos Dinheiros, o Município de Seia e a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *