Lousã, Sociedade

Comemorações do Dia Municipal da Igualdade na Lousã

diamundialA 24 de outubro assinala-se o Dia Municipal para a Igualdade.

Associando-se a esta iniciativa, a Câmara Municipal da Lousã, em parceria com diversas entidades, irá promover, hojw, ações de sensibilização sobre a temática da Igualdade de género junto da comunidade escolar, prevendo-se que as dinâmicas preparadas abranjam cerca de 26 turmas e 500 alunos de todos os ciclos de ensino do concelho.

Durante o dia, nas ruas da vila, será promovida uma ação de sensibilização com entrega de material informativo sobre esta temática.

Já no dia 26 de outubro, pelas 10h, terá lugar a “Corrida pela Liberdade”.

Esta corrida, organizada pelo Espaço J e pela Cooperativa Entre Gente e que conta com o apoio de diversas entidades, prevê um percurso de 3km pelas ruas da vila. As inscrições podem ser efetuadas no Espaço J, por email espacoj.e5g@gmail.com ou por telefone (239 991 257 e 918 075 228).

Refira-se que o trabalho da autarquia nesta área tem sido muito relevante, sendo que, recentemente, foi galardoada com uma menção honrosa do prémio “Viver em Igualdade”

O prémio “Viver em Igualdade” é uma iniciativa promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), que visa assinalar os melhores locais para viver em igualdade e distinguir Municípios, com boas práticas na integração da dimensão da igualdade de género, cidadania e não discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas suas atividades por si desenvolvidas no biénio 2014-2015.

A sessão pública de entrega deste galardão decorrerá hoje, dia em que se assinala igualmente “Dia Municipal para a Igualdade”.

A Câmara da Lousã tem vindo a realizar um trabalho contínuo no combate às desigualdades e à discriminação com base no género, que se tem desenvolvido e assumido de diferentes formas, onde se salientam os programas de incentivo financeiro para atividades associativas ao nível da intervenção social, cultural, desportiva e da juventude; o apoio social a estratos sociais desfavorecidos, pessoas isoladas, com mobilidade reduzida, vítimas de violência ou minorias étnicas; promoção da atividade física para séniores; a promoção da acessibilidade às principais zonas de centralidade comercial e de serviços, e aos principais equipamentos públicos.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *