Cultura, Torres Vedras

Festival Internacio​nal “Acordeões do Mundo” em Torres Vedras

Acordeões do Mundo 014Os foles vão voltar a abrir-se em Torres Vedras para espalhar as sonoridades do acordeão em propício ambiente outonal.

É mais um Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo que está à porta…

A decorrer entre os dias 25 de outubro e 11 de novembro, este evento, segundo o seu novo diretor, João Garcia Miguel, “é aguardado com enorme expetativa pela população do concelho, pelos nossos vizinhos da região Oeste e aficionados que nos visitam de outros cantos do país. Nas últimas edições constatámos que o Festival atrai crescentemente público internacional que aproveita a sua estadia na região e ou no país para nos visitar e participar na festa do acordeão (…) este ano em que ultrapassamos uma década de realizações (…) o eclectismo de expressões musicais, cujo centro é o acordeão, recorde-se, atinge um renovado impulso. Conjugando o jazz, o clássico, as raízes e o mais contemporâneo o festival cumpre-se com um elenco que traz jovens músicos e valores consagrados do panorama internacional”.

O primeiro grande momento desta décima primeira edição do Acordeões do Mundo será o concerto de Tributo a Eugénia Lima que acontecerá no dia 25 de outubro, a partir das 22h, no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras. Falecida recentemente, Eugénia Lima constitui-se como uma lenda da música de acordeão em Portugal, tendo deixado uma forte marca no concelho de Torres Vedras devido aos inúmeros bailes que animou durante várias décadas no mesmo. Esta, por isso, justíssima homenagem contará com a participação dos seguintes acordeonistas: Bianca Luz, Emanuel Soares, Francisco Maia Batista, Mário Paulo & João Costa, Sofia Henriques, Teresa e Rodrigo Maurício, Tiago Inácio, Vítor Apolo e Vítor Pastor e Sérgio Pastor.

A partir do dia 31 de outubro têm lugar no Teatro-Cine de Torres Vedras os concertos do festival, no fundo, a vertente mais erudita do mesmo. O de João Frade & Munir Hossn, um duo luso-brasileiro, será o primeiro, no qual estes acordeonistas darão a conhecer o seu projeto “Piriquitos e Botonetes”, em que transmitem “através da sua música a riqueza das suas culturas”. No dia seguinte Kepa Junkera regressará ao Teatro-Cine de Torres Vedras, depois de ter atuado neste espaço na primeira edição dos Acordeões do Mundo, e cumprindo trinta e cinco anos de carreira a tocar a sua trikitixa, apresentará um espetáculo em que o mote será a história deste instrumento. No dia 7 de novembro será a vez do Pietro Adragna Ensemble subir ao palco da sala de espetáculos municipal torriense para um concerto em que este campeão do mundo de acordeão será acompanhado por um percussionista e um contrabaixista. O concerto do finlandês Kimmo Pohjonen – um dos mais representativos nomes do acordeão ligado à música popular e contemporânea -, no dia 8 de novembro, com o qual iniciará uma digressão em Portugal, será o último momento alto desta décima primeira edição do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras.

Já numa vertente mais tradicional deste festival voltam a realizar-se as merendas do acordeão, que consistem em atuações de acordeonistas populares em cafés, pastelarias, restaurantes e hotéis do concelho de Torres Vedras, ao final da tarde, o que é acompanhado pela prova e apresentação de vinhos, bem como pela degustação de queijos. Uma iniciativa que tem congregado uma “legião” cada vez maior de seguidores que em dias cinzentos e/ou de sol mais baixo com o cheiro a castanhas no ar procuram o som melodioso daquele instrumento …

Tendo como base a forte e antiga tradição do acordeão no concelho de Torres Vedras, este evento pretende, assim, mais uma vez, não só revisitar velhas melodias mas também levar à descoberta de novas sonoridades e universos musicais, “rasgando” dessa forma a ideia comum e redutora de que o acordeão é apenas um relicário do passado rural…

O 11.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, patrocinado pelo Arena Shopping e tem como hotel oficial o Ô Hotels & Resorts e água oficial a Água do Vimeiro.

Mais informações sobre este festival podem ser consultadas no seu site (acessível em: www.acordeoesdomundo.com), no qual está também disponível o programa da edição deste ano do mesmo (em: www.acordeoesdomundo.com/programa).

As Festas da Cidade de Torres Vedras 2014, em que se integra a décima primeira edição dos Acordeões do Mundo, são, por seu lado, organizadas pelo Município de Torres Vedras, também patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab e têm igualmente como água oficial as Águas do Vimeiro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *