Ansião, Turismo

Milhares visitaram a 6ª edição da Mostra Gastronómi​ca Sabores de Ansião

DSC_1307O salão de exposições do centro de negócios de Ansião, no parque empresarial do Camporês, acolheu no fim de semana de 17, 18 e 19 de outubro a 6ª edição da Mostra Gastronómica Sabores de Ansião. Orientada para a promoção da cultura, produtos e sabores populares, esta Mostra Gastronómica contou, ao longo dos três dias, com a presença de 18 expositores dedicados aos produtos mais autênticos e demonstrativos das especificidades do maciço de Sicó. O mel, o queijo, o azeite, o vinho, os licores, os doces tradicioanais, o pão e as geleias foram alguns dos produtos que os visitantes ali puderam descobrir. Mas foram os restaurantes de cada junta de freguesia a proporcionar ementas verdadeiramente regionais e alicerçadas nas tradições locais, que atrairam milhares de pessoas ao longo dos três dias, na que terá sido a edição com mais público de todas as realizadas até hoje. As couves com cominhos, a cacholada, o bacalhau com batatas a murro ou o cabrito de Sicó assado são apenas exemplos dos pratos servidos nesta 6ª Mostra Gastronómica Sabores de Ansião, que superou todas as expectativas.

Mas paralelamente aos prazeres da boa mesa, um programa de animação acompanhou as refeições e petiscos. O Rancho Folclórico de Pousaflores, a Orquestra Ligeira de Ansião, o Grupo de Cantares da Câmara Municipal de Ansião, o Rancho Folclórico Margaridas da Serra e a banda da Sociedade Filarmónica Avelarense garantiram, ao longo de toda a Mostra, animação de qualidade e a fundamental preservação da identidade do território. Pelo meio, e precisamente no sentido da promoção dessa identiddade, foi transmitido a partir do Centro de Negócios o programa Terra a Terra, da TSF.

Animação, gastronomia e autenticidade foram portanto os ingredientes principais desta 6ª Mostra Gastronómica Sabores de Ansião, de balanço amplamente positivo na divulgação e preservação dos costumes e sabores de todo o maciço calcário de Sicó.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *