Cultura, Mangualde

Cinema de Animação em Mangualde

aprender em festaDe 27 de outubro a 14 de novembro, a Biblioteca Municipal de Mangualde Dr. Alexandre Alves acolhe mais uma edição da Ciclo de Cinema «Aprender em Festa» – Cinema para as Escolas. A iniciativa resulta da parceria da Câmara Municipal de Mangualde e do Cine Clube de Viseu e arranca no mês em que se comemora o Dia Mundial do (28 de outubro). Dirigida a toda a comunidade educativa – alunos, professores, educadores e outros agentes educativos, este projeto liga Mangualde a centenas de cidades em todo o mundo que dedicam o mês de outubro à animação.

Para o 1º ciclo do ensino básico, as curtas de cinema de animação estão agendadas de 27 a 29 outubro. Como é habitual, estas sessões reúnem as escolhas da Casa da Animação, do Porto, com muitas histórias animadas cheias de lirismo e fantasia. Os filmes escolhidos têm em atenção as exigências percetivas dos pequenos, intensificando a experiência de ver cinema, contribuindo para uma maior proximidade afetiva com as artes visuais e o desenvolvimento de várias competências criativas: UM CASO BICUDO (Verena Fels), FLOCO DE NEVE (Natalia Chernyssheva), À FRANCESA (vários), LUA (Carl Schroeter), QUEBRA FEITIÇOS (Diana Van Houten, Janis Joy), GARRAFA (Kirsten Lepore), UM OVO LUMINOSO (Michael Haas), O OURIÇO NA CIDADE (Evalds Lacis) e THE SMORTLYBACKS (Ted Sieger e Wooter Dierickx).

Nos dias 30 e 31 outubro, o programa é dedicado aos alunos do 2º CICLO do ENSINO BÁSICO com a apresentação do filme O SUPERFORMIGA, de Ask Hasselbalch. O filme conta a história de Pelle, um rapaz tímido de 12 anos que é acidentalmente picado por uma formiga e desenvolve super-poderes inimagináveis. Com a ajuda do seu amigo Wilhelm, nerd da BD, Pelle cria uma identidade secreta – O Super-Formiga, e torna-se combatente do crime local. Quando um super-vilão, o Pulga, entra em cena, o Super-Formiga tem de estar à altura do desafio!

Os alunos do 3 CICLO do Ensino SECUNDÁRIO vão participar neste ciclo de cinema no dia 14 de novembro. O Filme-Concerto NUMBER, PLEASE? e VIAGEM À LUA são as propostas apresentadas. Numa parceria com o Teatro Viriato ‘Number, Please?’ leva-nos ao admirável Harold Lloyd, um dos expoentes da época de ouro do cinema burlesco americano, junto a Chaplin ea Buster Keaton. Já ‘Viagem à Lua’ é a mais conhecida das centenas de produções de Georges Méliès, um dos grandes génios da história do cinema, que explorou de forma exaustiva a capacidade, até então desconhecida, do contar histórias e criar ilusões no cinema. Rodado em 1902, teve como base de inspiração dois romances populares do seu tempo: Da terra à lua, de Júlio Verne, e Os primeiros homens na lua, de H. G. Wells. A composição sonora original desta sessão é da autoria de José Carlos Sousa, que será acompanhado ao vivo pelo acordeonista Nuno Silva.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *