Santa Maria da Feira, Saúde

Cuidadores de doentes com demência têm apoio personalizado e ao domicílio em Santa Maria da Feira

Gabinete Apoio Cuidador_imagemOs cuidadores de doentes com demência do concelho de Santa Maria da Feira têm ao seu dispor dois gabinetes de apoio personalizado – um no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, resultante de uma parceria deste com a Liga dos Amigos do Hospital S. Sebastião e a Câmara Municipal, e outro no CASTIIS, em Sanguedo. O atendimento poderá ser prestado ao domicílio, sempre que se verifique essa necessidade.

Os gabinetes de apoio ao cuidador – a mais recente resposta do Projeto Cuidar de Quem Cuida – disponibilizam consultas individualizadas aos cuidadores, nos gabinetes ou ao domicílio, com a intervenção de profissionais das áreas de gerontologia, direito, psicologia e serviço social, que orientam os cuidadores sobre os cuidados de saúde a prestar aos doentes, a legislação aplicável em vários domínios e os apoios sociais e económicos existentes no concelho, proporcionando ainda apoio psicológico e emocional. Até agora, estes apoios eram disponibilizados apenas de forma coletiva, através dos grupos psicoeducativos existentes.

Para ser atendido num dos gabinetes de apoio, basta que o cuidador entre em contacto com o Projeto Cuidar de Quem Cuida, através do e-mail cuidardequemcuida@castiis.pt ou tlm. 938 343 804. Mais informações no site www.cuidardequemcuida.com.

Recorde-se que o Projeto Cuidar de Quem Cuida foi implementado em 2009 no concelho de Santa Maria da Feira, desenvolvendo respostas específicas para os cuidadores (familiares, amigos e vizinhos) de doentes com demência, como é o caso da doença de Alzheimer.

Este projeto tem como entidade promotora o CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguedo e entidades parceiras a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga e a associação CASO 50+, sendo financiado através do Mecanismo Financeiro do Espaço económico Europeu, operacionalizado pelo Programa Cidadania Ativa, com gestão da Fundação Calouste Gulbenkian.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *