Sociedade, Terras de Bouro

Conferência “Planear o futuro do Concelho de Terras de Bouro”

Conferência de 15.10.2014O Ciclo de Conferências organizado pelo Município de Terras de Bouro com a temática “ Terras de Bouro: muito passado, mais futuro”, teve, no dia 15 de outubro, a sua primeira sessão.

Contando com a presença moderadora do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Dr. Joaquim Cracel e dos oradores convidados, nomeadamente, do Prof. Mota Alves da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem e Cávado (ATAHCA), que começou por fazer uma resenha sobre as potencialidades e ofertas culturais, paisagísticas, etnográficas e agrícolas do concelho de Terras de Bouro como forma de potenciar o turismo nesta região. Foram apresentadas ainda pelo Presidente da ATAHCA as possibilidades de candidaturas aos novos fundos comunitários e os cuidados a ter na elaboração e apresentação de uma candidatura.

No que diz respeito ao segundo orador, o Dr. Luís Pereira da Universidade do Minho, este abordou a temática relativa ao turismo em espaço religioso, frisando a importância que este tipo de turismo pode vir a ter para potenciar o turismo em Terras de Bouro, desde que esteja estruturado. Há dados estatísticos, informou ainda o Dr. Luís Pereira, que revelam que o turismo religioso cresce em média 50 % ao ano.

Este ciclo de conferências, que está englobado nas Comemorações dos 500 anos do Foral de Terras de Bouro, prossegue, dia 16 de outubro, com a sessão alusiva: “A Religião da minha infância e as realidades sociais e da igreja no presente”, que terá por oradores os Freis Bento Domingues (Professor e Teólogo) e Bernardo Domingues (Professor e Teólogo).

Hoje terá lugar a última conferência com a presença da Professora Doutora Ana Maria S.A. Rodrigues (Faculdades de Letras da Universidade de Lisboa) que versará o tema “As mulheres na Idade Média: novidades de um campo de estudos recente”.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *