Mangualde, Turismo

Feira dos Santos 2014: «Da Tradição à Modernidade» em Mangualde

Conferência de ImprensaÉ já no próximo dia 1 e 2 de novembro que se realiza mais uma edição da tradicional Feira dos Santos. Promovido pela Câmara Municipal de Mangualde com o apoio do Crédito Agrícola Vale do Dão e Alto Vouga, o certame decorre no centro da cidade sob o lema «Da Tradição à Modernidade». O programa foi apresentado hoje pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, a Vereadora do Turismo, Maria José Coelho, bem como pelo Administrador do Crédito Agrícola Vale do Dão e Alto Vouga – Sponsor da Feira dos Santos 2014, Vitor Gomes.

O presidente João Azevedo sublinhou que «este ano a Feira tem dois motivos fortes, por um lado a aposta na área do motor, do automóvel, do transporte e da logística, algo que bem identifica Mangualde através da associação à indústria automóvel; e por outro lado a sensibilização das comunidades mangualdenses instaladas pelo mundo, através da presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, na cerimónia de abertura, no dia 31». Referiu ainda que «o certame tem uma dimensão nacional mas está a ser potenciada a dimensão internacional através de negociações com regiões espanholas, junto da fronteira, cuja história e economia também se centram na área dos enchidos». «Este é o momento alto de Mangualde, é o evento que traz mais gente à região e que mais mexe a economia local» destacou o autarca.

A cerimónia de abertura está marcada para as 18h00 do dia 31 de outubro, no Salão Nobre da autarquia e será presidida pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário. Animangualde (espaços com animação infantil, insufláveis, pinturas faciais, carrosséis e grupo de animação de rua), Agromangualde, Mangualde Regional, Manguald‘Arte (IX Mostra de Artesanato Nacional), Mostra das Freguesias de Mangualde, Mangualde Motor, Expo Vinhos Mangualde, Mangualde Indústria, Feira dos Santos à Mesa e “Artes e Ofícios” são as várias iniciativas que compõe o programa deste ano e que decorrerão em vários espaços da cidade.

Desde há três séculos que Mangualde se notabiliza pela realização da Feira dos Santos, que se tornou um marco a nível nacional, pelas várias ofertas que proporciona aos seus milhares de visitantes desde a gastronomia, através das tradicionais febras, os enchidos, os frutos secos, o artesanato, o vinho, os produtos agrícolas, entre outras. Durante o fim de semana, as várias artérias da cidade serão animadas proporcionando a todos os residentes e visitantes momentos de diversão.

VENHA PROVAR AS IGUARIAS

PREPARADAS NESTA FEIRA DOS SANTOS À MESA

Nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro, Mangualde acolhe mais edição da iniciativa «Feira dos Santos à Mesa». Os 16 restaurantes aderentes, assinalados pelo selo «Feira dos Santos à Mesa 2014», apresentarão uma ementa especial com entrada à base de enchidos, rojões à moda de Mangualde acompanhados de vinhos do Dão, com maçã assada e requeijão/queijo da serra com doce de abóbora de sobremesa. O pão regional acompanhará toda a refeição. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Mangualde, insere-se na programação da Feira dos Santos 2014.

 Hotel Senhora Do Castelo, Restaurante Sal & Pimenta, Restaurante “O Valério”, Hotel Mira Serra, Hotel Cruz Da Mata, Restaurante “Aldeão”, Restaurante Churrasqueira Pizzaria “Os Galitos”, “Café-Restaurante Marisqueira São João”, Restaurante “Cantinho Dos Petiscos”, Restaurante “Rio Dão”

Restaurante “Chafariz Beirão”, Restaurante “Gestur”, Restaurante “Cascata De Pedra”, Restaurante “Casa Do Ermitão”, Restaurante Canecão e Restaurante “Kerú” são os locais onde poderá provar as iguarias mangualdenses.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *