Celorico de Basto, Educação

Bartolomeu ensina crianças de Celorico de Basto a serem guardiãs do ambiente

CAMPANHA AMBIENTALA iniciativa arrancou no dia 13 de outubro, junto das crianças do 1º ciclo de estudos, promovida pela Câmara Municipal de Celorico de Basto e a SUMA.

 

A campanha de sensibilização e educação ambiental incidirá na apresentação e distribuição do livro e do CD “Bartolomeu, o Eco-Mosqueteiro”, incutindo assim, hábitos e comportamentos de cidadania.

 

“Estas iniciativas têm por missão despertar as crianças para o respeito a ter pelos outros e pelo ambiente. Incutir comportamentos de cidadania desde tenra idade será primordial para os tornar cidadãos melhores, mais conscientes e responsáveis”, referiu o presidente da autarquia, Joaquim Mota e Silva.

 

Para concretizar os objetivos desta iniciativa, ensinar e consolidar comportamentos de proteção do Ambiente e de prática da Cidadania, foi criada uma estória de encantar, bem apreciada pelas crianças, que aborda, entre outras regras, a política dos 5 R’s – Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar e Responsabilizar – que distingue como Eco-Mosqueteiros todos os que as cumprirem. Complementarmente, foram concebidas actividades e jogos para os mais novos realizarem de forma a consolidarem e praticarem os conceitos e práticas apreendidos.

 

Esta campanha, que vai arrancar no próximo dia 13 de outubro, tem ainda como destinatários os adultos, uma vez que a adesão a práticas pró-ambientais e a consciencialização para a partilha de responsabilidades é uma questão que toca a todos. Assim, através do Livro e do CD “Bartolomeu, o Eco-Mosqueteiro”, entregue aos docentes, e de crachás “Eco-Mosqueteiro em ação” e lápis de carvão “Um por Todos e Todos pelo Ambiente!” entregues aos alunos, pretende-se a divulgação dos conteúdos veiculados junto dos pais, amigos e familiares das crianças.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *