Sociedade

Meninos Cantores do Município da Trofa atuam a 25 de outubro com os Warwickshire Choristers

Os Meninos Cantores do Município da Trofa estão de volta aos concertos a 25 de outubro, desta vez numa atuação com os Warwickshire Choristers, com direção Garry Jones (Inglaterra).

Este concerto vai ter lugar na Igreja de Santiago de Bougado, às 21h00, e vai incluir temas como “Morning Hymn The Sound of Music, In memorian, Les Choristes – Bruno Coulais; Ipsa Te Cogat, Orlando di Lasso; Ave-maria, Josquin des Prez; Doce é sentir, Irmão Sol, Irmã Lua de Franco Zefirelli – Harmonização: Frei José Luiz Prim; Al Shlosha D’varim, Naplan; Bendithia, Gwynn Jones; Benedictus, R. Arwyn; Bist du bei Mir, J.S. Bach attr; Elijah Rock, Spiritual arr; I’m Going Up a Yonder, W. Hawkins; Jesu Joy, J.S. Bach; Panis Angelicus, C. Franck; Pie Jesu Faure; The Rose A. McBroom; Rouble arr. Albrecht; Ubi Caritas, Sally Albrecht; Were You There, Spiritual arr.; We Beseech Thee, Schwartz arr Arch e Gaelic Blessing, Rutter”.

Os Meninos Cantores do Município da Trofa recebem assim, mais um coro convidado para um concerto grande internacional, dando provas do seu reconhecimento além-fronteiras.

MENINOS CANTORES DO MUNICÍPIO DA TROFA

CURRÍCULO

 

Maestrina | Antónia Maria Serra

O Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa, formado por 40 elementos, nasceu a 1 de outubro de 1999.

Dirigido desde a sua fundação por Antónia Maria Serra, este foi o primeiro projeto avançado por iniciativa do Pelouro da Cultura do Município da Trofa.

CONCERTOS

Trofa – Todas as freguesias do Concelho

Viana do Castelo – Igreja da Misericórdia

Paredes de Coura – Centro Cultural

Porto – Teatro Campo Alegre, Salão Nobre do Instituto Superior de Engenharia, Casa da Música, Biblioteca Almeida Garrett e aeroporto Sá Carneiro.

Braga – Sé Catedral

Lisboa – Igreja do Santíssimo Sacramento, Universidade de Lisboa, Sala das Bicas do Palácio de Belém, Palácio de S. Bento – Assembleia da República, FIL – Bolsa de Turismo de Lisboa, Centro Cultural de Belém – Dias da Música em Belém 2012

Vila Nova de Cerveira – Convento de S. Paio

Guimarães – Centro Cultural Vila Flor

Espanha – Forcarei

Itália – Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma

Brasil / Ano de Portugal no Brasil – Universidade Estatal do Rio de Janeiro, Real Gabinete Português de Leitura, Centro Cultural Banco do Brasil e Museu Imperial de Petrópolis.

Representou Portugal no Coro Infantil Lusófono (projeto que envolveu crianças provenientes de todos os países de Língua Portuguesa) em 2001.

Participou nas comemorações do Ano de Portugal no Brasil- 2013 – “Música Coral Infantil à Capela”

Participaram em programas das televisões: SIC e RTP e gravaram para a RDP África

 

DISCOGRAFIA

“Histórias de (en)Cantar” As Cançõezinhas da Tila – música de Fernando Lopes Graça e poemas de Matilde Rosa Araújo, 2001

“Anjos de Pijama” música de Andreia Pinto Correia e poemas de Matilde Rosa Araújo, gravado a 19 de novembro de 2009 na Igreja de Santiago de Bougado

“Adoro dezembro” – música e texto de Mário Alves

 

HOMENAGENS

Matilde Rosa Araújo | Câmara Municipal da Trofa

Eugênio de Andrade | Câmara Municipal da Trofa

Fernando Lopes – Graça | Câmara Municipal da Trofa e Assembleia da Republica

Foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural do Município da Trofa – grau prata

 

 

WARWICKSHIRE CHORISTERS

CURRÍCULO

 

O Warwickshire County Boys Choir é um coro composto por mais de 100 rapazes entusiastas, entre os 8 e os 14 anos, que interpretam e vivenciam um vasto repertório. O coro foi fundado em março de 2008. Os membros ensaiam todas as semanas por todo o condado, reunindo-se em eventos e dias dedicados à música.

O coro é acessível a todos e os rapazes são selecionados entre os vários extratos e experiências sociais. O coro Warwickshire Choristers, fundado em 2010, engloba 70 dos membros mais experientes do Warwickshire County Boys Choir e proporciona uma progressão na carreira de canto.

Em dezembro de 2010, todo o County Boys Choir foi um dos seis coros na Grande Final do Coro do Ano, da BBC, no Royal Festival Hall. Os Warwickshire Choristers foram selecionados para as finais do Música para a Juventude nos últimos quatro anos, ganhando os melhores prémios em 2011 e 2013. Na final regional do Coro do Ano 2014, foram nomeados Coro do Dia e, se forem selecionados, irão participar na próxima fase, na qual concorrem com coros de todo o país. Produziram três CD’s, foram apresentados na rádio e na televisão e fizeram uma tournée pela França, Bélgica, Alemanha e Portugal.

O coro, juntamente com os County Male Voices são apoiados pelos Warwickshire Choristers, uma associação de caridade que promove e apoia o canto e, particularmente, jovens vozes masculinas dentro e fora de Warwickshire. Trabalha em estreita parceria com o Centro de Educação Musical de Warwickshire e com o Serviço de Música do Condado.

 

Patronos:

Howard Goodall: Comandante da Ordem do Império Britânico. Compositor e comunicador premiado. Primeiro Embaixador Nacional de Canto de Inglaterra.

Professor Edward Higginbottom: Bacharelato em música, Mestrado, Doutoramento. Membro do Royal College of Organists. Membro e Diretor de Música da New College, Universidade de Oxford.

Tim Rhys-Evans: Bacharelato em música, Mestrado. Reconhecido fundador e diretor dos coros Only Men Aloud e Only Boys Aloud.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *