Economia, Portimão, Sociedade

Atitude empreendedora acrescenta valor a produtos tradicionaise marca Beta Talk de outubro em Portimão

Alexandra e Francisco_ Azietes Jóia do Sul - D.R.A Beta Talk de outubro propõe uma inspiradora conversa em torno de azeitonas que se transformam em azeite gourmet e de caracóis que são, nada mais, nada menos, que “caviar branco” na alta cozinha, pois tudo pode acontecer quando o espírito empreendedor é sinónimo de diferenciação e acrescenta valor a produtos tradicionais.

Assim, a Beta Talk de 16 de outubro vai juntar no ambiente informal e descontraído do Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, a partir das 19h00, o casal Alexandra Monteiro e Francisco Barra, administradores da Herdade Jóia do Sul

(www.herdadejoiadosul.pt) e Altair Joaquim, sócio-gerente da empresa “CaviarBlanc” (http://caviarblanc.pt).

A Herdade Jóia do Sul nasceu em 2006, na freguesia de Pereiras-Gare, concelho de Odemira, quando o casal algarvio Alexandra e Francisco rumou até à fronteira entre o Algarve e a região alentejana, para dar vida a um sonho que há anos os perseguia.

Oriundos de outras áreas, nada relacionadas aos meios agrícolas, Alexandra, licenciada em Comunicação, e Francisco, com experiência no mundo das obras públicas, decidiram empenhar todo o seu amor ao olival plantado de raiz, e com ele crescer e aprender para produzirem com elevada qualidade.

Este projeto familiar começou quando se aperceberam, ainda antes da crise económica, que seria na agricultura que deveriam apostar, dando atualmente vida em 10 hectares à marca de azeite extra virgem “Herdade Jóia do Sul”, a qual desde 2011 vê a sua qualidade ser reconhecida, tendo já recebido oito medalhas de ouro em concursos internacionais e, inclusivamente, este ano uma menção em Itália e um prémio de packaging e design.

Quanto a Altair, após a conclusão dos estudos em Gestão na ESGHT da Universidade do Algarve, iniciou carreira na área da auditoria e consultadoria financeira, mas há cerca de 4 anos abraçou um novo desafio: a criação da “ CaviarBlanc”.

Uma ideia de negócio que surgiu depois de investigar e desenvolver os apontamentos sobre helicicultura, recolhidos pelo pai no tempo em que viveram em França e reunidos num livro que se tornou sagrado para a operação “CaviarBlanc”.

Há dois anos, a ideia consolidou-se e o projeto foi aprovado e financiado por fundos comunitários no âmbito do PRODER, permitindo a construção de toda a estrutura necessária para a produção de caracóis, e a recolha, tratamento e acondicionamento dos ovos.

Os conhecimentos e a experiência na área financeira revelaram-se fortes aliados para alavancar este projeto e fazê-lo crescer, potenciando e posicionando o produto em mercados como os Emirados Árabes Unidos e Macau, sendo hoje em dia este jovem de 29 anos responsável por uma marca algarvia de produção do chamado “caviar branco”, ou seja, ovas de caracol que fazem sucesso junto dos chefes da alta cozinha, aliando a inovação a um produto tradicional.

Inscrição prévia e gratuita

Como é habitual, a participação na Beta Talk de outubro é totalmente grátis, embora seja necessária inscrição em http://tinyurl.com/betatalkportimao-outubro2014, ficando o wine-break por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

De referir que a Beta Talk é promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do “Sul Informação” e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível da turma 11º O do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica e em vídeo, da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *