Póvoa de Lanhoso, Turismo

Torre de Menagem do Castelo da Póvoa de Lanhoso com recorde de visitantes

Interior muralhas Castelo de Lanhoso 1A Torre de Menagem do Castelo de Lanhoso registou no passado mês de agosto um aumento significativo de visitas, pelo que foi uma aposta ganha a decisão da Câmara Municipal de baixar os preços de entrada, que entraram em vigor em julho passado.

Assim, no principal mês de verão, aquele núcleo museológico recebeu perto de duas mil e 500 pessoas (2259) e não há registo de tantas entradas naquele espaço. De lembrar que, em agosto de 2013, foram verificadas quase 800 entradas (796) em idêntico período. Apesar da redução dos preços, aumentou ainda no mês em análise a receita arrecadada.

Esta medida visa a aproximação dos cidadãos ao seu património e, além de facilitar o ingresso no Castelo de Lanhoso, proporciona a descoberta da nossa história comum, a História de Portugal. “Estamos satisfeitos por verificar que, com esta decisão, conseguimos levar mais pessoas até ao nosso ex libris, que é o Castelo, e que lhes facilitamos o acesso a este bem cultural, o que vai de encontro ao nosso objetivo de valorizar o nosso património material e imaterial”, refere o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista.

Desta forma, de acordo com os novos preços, o valor normal para o bilhete de ingresso para os visitantes do Núcleo Museológico instalado na Torre de Menagem baixou para 1 euro. Nesta atualização de preços, ficou ainda definida a entrada gratuita a estudantes e adultos com idade superior a 65 anos; grupos escolares e grupos seniores com marcação prévia; entidades ou grupos convidados pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso ou respetivos serviços; e a visitas coletivas organizadas e promovidas pela Câmara Municipal ou seus serviços. O acesso dos visitantes à Praça de Armas do Castelo de Lanhoso permanece gratuito. Foi ainda definido o valor de um euro por pessoa, com um mínimo de 10, a grupos ou entidades que pretendam fazer uma visita guiada ao Castelo de Lanhoso, mediante marcação prévia.

 

Divulgação junto dos mais jovens.

“O Castelo de Lanhoso é, claramente, a maior referência patrimonial do concelho. É um monumento único, quer pela sua história riquíssima, quer pela sua localização. Ao reduzirmos os preços dos bilhetes de entrada na Torre de Menagem foi nosso objetivo proporcionar o acesso a um maior número de pessoas. E os números revelam isso mesmo”, destaca já o Vereador para a Cultura, Armando Fernandes, revelando que está a ser promovida “uma ampla divulgação junto da comunidade escolar para que todas as crianças e jovens do concelho possam conhecer este ícone da nossa história até ao final do ensino básico. E vamos criar um conjunto de performances artísticas que irão contribuir para enriquecer as visitas guiadas”.

De lembrar que, atenta ao nosso património histórico e cultural, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem vindo a intervir no monte de Lanhoso com o propósito de melhorar as condições para visitas e para usufruto deste recurso.

Neste local, o Castelo de Lanhoso assume-se como o elemento diferenciador, não só pela história e forma como se afirma na paisagem, mas pelos sentidos que desperta a quem visita este espaço ímpar. Mas a visita só fica completa com a entrada no Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso, revalorizado recentemente e em que, além da observação de todo o espaço museológico, o visitante tem possibilidade de subir ao topo da torre de menagem, miradouro singular sobre o território limítrofe.

A implementação de um preço competitivo e ajustado às necessidades dos que pretendem consumir um pouco da nossa história concelhia é, certamente, uma forma de estimular a visita ao Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso, pois quanto maior for o fluxo turístico maior será a repercussão da sua divulgação, ampliando, desta forma, a valorização deste espaço museológico de referência concelhia.

Horário de inverno (outubro a maio):

Quarta-feira a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30 Encerramento semanal: segunda-feira e terça-feira

Horário de verão (junho a setembro):

Terça-feira a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 Encerramento semanal: segunda-feira

Contactos:

Telef: 253 639 708/ 253 634 312

Fax.: 253 639 709 Email: castelo.lanhoso@mun-planhoso.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *