Arouca, Turismo

«Caminhos do Sol Nascente» (PR3) no Festival da Castanha em Arouca

PR3_sol_nascente.cdrDescubra algumas das paisagens mais fascinantes do Arouca Geopark durante o Festival da Castanha, e ao longo do percurso pedestre «Caminhos do Sol Nascente» (PR3). Sábado, 25 de Outubro, venha percorrer estes caminhos, surpreenda-se com a vegetação, com as aldeias e com a imponência dos castanheiros. A concentração está marcada para as 9:00, na Igreja Matriz de Moldes. Para inscrever-se, basta indicar, para efeitos de seguro de participação, nome, data de nascimento e NIF. Inscrições/informações através do telefone 256 940 254 e/ou do e-mail geral@geoparquearouca.com.

O PR3 «Caminhos do Sol Nascente» é um percurso de pequena rota, com cerca de 13 quilómetros, circular, com início junto à Igreja Matriz de Moldes.

Por um caminho que nos leva à Serra, seguimos as marcações amarelas e vermelhas encontramos vários bosques, onde predominam o pinheiro, o castanheiro e o carvalho. Aqui e ali, podemos ver os campos bem tratados, em socalcos, as aldeias e fontes de água cristalina e fresca.

Passamos por alminhas e ribeiros, que atravessamos, e, num dos pontos altos do percurso, paramos para apreciar deslumbrante panorâmica sobre o vale de Moldes e a Senhora da Mó, a norte; a Nordeste, a Serra do Montemuro, e os campos em socalcos de Adaúfe e de Bustelo. Com frequência ouvimos o piar da águia-de-asa-redonda que, muitas vezes, podemos ver, e com sorte avistaremos alguns esquilos.

Vemos eiras espigueiros, ramadas de vinhas e o moinho, e passamos, depois, por um «túnel» de ramadas, por azevinhos, loureiros e medronheiros. Estendemos um último olhar sobre a paisagem, de partida mas já com vontade de voltar.

Partida e Chegada: Igreja Matriz de Moldes

Âmbito: Desportivo, cultural, ambiental e paisagístico

Tipo de Percurso: De pequena rota, por caminhos rurais, tradicionais e de montanha

Distância a Percorrer: 13 kms em circuito

Duração do Percurso: Cerca de 5 horas

Nível de Dificuldade: Baixo/Médio

Desníveis: um desnível ascendente e um descendente, ambos moderados

Altitudes: Moldes (450m); Bustelo (625m); Espinheiro (730m); Estradão (877m); Fuste (570m); Póvoa (400m)

Época Aconselhada: Todo o ano, especialmente no Verão, sendo 70% do percurso feito à sombra

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *