Mação, Sociedade

Mação comemorou o Dia Internacional do Idoso

dia_idoso_macao009A Câmara Municipal de Mação assinalou o Dia Internacional do Idoso, com uma acção promovida pelo seu Clube Sénior. Participaram neste dia que lhes era dedicado perto de 500 idosos. Muitos são membros dos 14 grupos que o Clube Sénior tem no Concelho de Mação e participaram ainda 192 idosos institucionalizados, da Fundação Antero Gonçalves – Envendos, Centros de Dia de S. José das Matas, Ortiga, Penhascoso, Aboboreira, Carvoeiro e Vales, Santa Casa da Misericórdia de Mação e Cardigos.

As actividades iniciaram de manhã, com um espectáculo de música e teatro no Cine-Teatro, seguido de um almoço-convívio no Largo dos Combatentes. O espectáculo contou com a participação da Academia de Cultura e com o Grupo de Cantares da Serra.

Seguiu-se um almoço-convívio oferecido pela Câmara Municipal e servido pela Santa Casa da Misericórdia de Mação que consistiu numa muito apreciada Sopa da Pedra que recolheu os maiores elogios.

A tarde foi igualmente de festa, ainda no Largo dos Combatentes, com animação musical e um bolo comemorativo de 57kg.

Estavam patentes 4 Stands de Exposição com diversas actividades.

O Stand do Curso de Estética do Agrupamento de Escolas foi muito concorrido, ali puderam arranjar as unhas e massajar as mãos. Este stand tinha também massagens.

O Stand do Projecto Colorir as Árvores tinha fotografias do projecto que mobilizou as mãos hábeis de dezenas de idosos.- Stand de Trabalhos Manuais dos Idosos

Estavam ainda patentes dois stands de mais duas actividades que integram o plano do Clube Sénior: um Stand de Trabalhos de Pintura dos Idosos com a Biblioteca e o Stand de Trabalhos Manuais dos Idosos.

Durante a tarde houve bailarico e animação musical com Carlos Lercas e a grande Festa encerrou com o Bolo Comemorativo e Entrega de Recordação alusiva ao dia.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela “este foi um dia com muito significado, natural e principalmente para os nossos Munícipes Séniores que aqui conviveram, se divertiram e passaram bons momentos. Também todos aqueles que, na nossa Câmara, trabalham e trabalharam para que esta actividade se concretizasse têm motivo de satisfação”. Refere ainda que “o desafio que agora temos pela frente é aproveitar a dinâmica criada e proporcionar melhor qualidade de vida a estes Munícipes, além do muito que podemos aprender com as suas experiências de vida”.

Criado em 2013, o Programa de Intervenção Junto dos Idosos do Concelho de Mação designado “Mação, Um Concelho Amigo do Idoso” é uma política municipal de apoio aos idosos Maçaenses que assenta em estratégias que valorizam e promovem o seu desenvolvimento, participação, autonomia, saúde física e psíquica, em prol da melhoria da sua qualidade de vida assim como do seu enriquecimento social e cultural.

De realçar que qualquer pessoa com 65 anos ou mais pode estar inscrita no Clube Sénior, de modo a receber a divulgação das actividades e nelas poder participar. A inscrição pode ser feita no Posto de Turismo ou nas Juntas de Freguesia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *