Póvoa de Varzim, Sociedade

“Bombeiros da Póvoa de Varzim ao nível do melhor que existe”

sem nomeOs Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim celebraram no passado fim-de-semana o 137º aniversário.

Depois do “Quartel aberto” que decorreu durante todo o dia de sábado, e que serviu para mostrar as viaturas e a sede da associação, durante a manhã de domingo realizaram-se as cerimónias com a entrega de condecorações a bombeiros voluntários que atingiram os 5, 15, 20 e 25 anos de serviço e dirigentes da associação. Para além disso, foi benzida uma nova ambulância, preparada para cuidar de doentes em estado grave, e juramento dos estagiários a Bombeiros.

Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal, participou nas comemorações começando por se referir ao facto de “no 137º aniversário, a associação se internacionalizar e, pela primeira vez, temos e podemos dizer que se trata de uma associação com gente de outras paragens do mundo. É a primeira vez que isto acontece e eu, enquanto Presidente de Câmara, fico satisfeito porque isto representa muito do espírito da vossa associação, o espírito de abertura e de entreajuda”.

De resto, “este é o espírito das associações do concelho da Póvoa de Varzim, que são, sem sombra de dúvida, aquele conjunto de instituições que fazem de nós uma terra diferente, uma terra que tem capacidade para acolher tudo e todos e que, no vosso caso especial, nos dá uma tranquilidade por força daquilo que é o vosso profissionalismo e a vossa dedicação numa área cada vez mais difícil”, constatou Aires Pereira.

O autarca realçou ainda que “podemos, na Póvoa de Varzim, e eu enquanto principal responsável pela Proteção Civil no concelho, dormir descansado porque sei que temos um corpo ativo dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim ao nível do melhor que existe e que conta com o vosso voluntariado. Está sempre disponível para acudir a quem de vós precise”, constatou. E, por isso, “em nome do Município, tenho naturalmente que deixar aqui uma palavra de agradecimento pela vossa dedicação, pelo vosso tempo, o tempo que despendem a esta instituição e pelo carinho com que têm tratado os poveiros”.

O Presidente deixou também “uma palavra de agradecimento a todos aqueles que permitam que isto aconteça. Hoje tivemos aqui a agradável surpresa de uma empresa que tem de forma perfeitamente anónima e benemérita ajudado também a vossa instituição. À D. Glória, enquanto responsável pela empresa Vilar e Figueiredo, o Presidente da Câmara agradece-lhe toda a sua colaboração e disponibilidade para tornar a vida destas pessoas mais fácil”.

Aires Pereira aproveitou o momento para anunciar que “na sexta-feira, na reunião da Área Metropolitana do Porto, tivemos a notícia que os vossos equipamentos que eram para vir antes do verão, estão nesta altura a ser rececionados e efetivamente até ao final do ano serão distribuídos. São fundamentalmente equipamentos de proteção individual com os melhores padrões de qualidade e que vos vão dar o conforto de poderem, nas vossas missões, saber que, pelo menos a vossa integridade física se não está inteiramente protegida, está protegida ao nível do que melhor existe no país e na disponibilidade de equipamentos para Bombeiros”.

O Presidente dirigiu-se ainda “a todos aqueles que foram hoje reconhecidos. Isto é, sem sombra de dúvida, a vida e a vitalidade da vossa instituição. Gente que há mais de 25 anos se dedica a esta causa e a cuidar dos outros. Nesse sentido, a Câmara Municipal também tem que vos dar uma palavra de estímulo e gratidão pelo vosso empenho e dedicação ao fim de tantos anos. Numa altura em que há muitas outras coisas para fazer, vocês continuam a dedicar grande parte do vosso tempo aos outros e esta velhinha instituição de 137 anos de existência. Aos novos que hoje receberam as insígnias de Bombeiro, também uma palavra de reconhecimento do Município”.

Por último, o edil fez questão de “realçar uma coisa que não é comum nas instituições de Bombeiros deste país, o excelente relacionamento que existe entre o corpo ativo, a vossa comandante e a direção. Felizmente, desde que a Ilda Cadilhe assumiu a responsabilidade de comandante, tenho que realçar este espírito de amizade, compreensão e sentido de responsabilidade”.

Aires Pereira concluiu, transmitindo, “na Póvoa de Varzim, podemos estar todos com enorme sentimento de dever cumprido e de sabermos que na hora em que precisarmos vocês estão aqui ao nosso dispor. Em nome do Município e da cidade, um muito obrigado a todos vós que constituís a Real Associação dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim”.

Veja as algumas imagens da cerimónia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *