Celorico de Basto, Sociedade

Ação de sensibilização “Idosos em Segurança” esclarece idosos de Celorico de Basto

_DSC4967O auditório da Quinta do Prado recebeu, no dia 02 de outubro, uma ação de sensibilização designada “Idosos em Segurança” promovida pelo Posto da GNR de Celorico de Basto e a secção de Programas especiais do Destacamento Territorial de Guimarães em colaboração com a Câmara Municipal.

 

“O Isolamento e a vulnerabilidade tornam estas faixas etárias mais propícias as situações de perigo. É objetivo precaver esse mesmo isolamento e combate-lo de forma concertada e contínua, com ações de formação e programas de inclusão”, salientou a representante de Ação Social da autarquia, Natália Alves.

 

A iniciativa tem por objetivo consciencializar e esclarecer os idosos para os tornar mais despertos e capazes de atuar de forma a contornar o perigo. A agente Magalhães, oradora da ação, salientou a importância de comportamentos de salvaguarda. “É necessário que os idosos adquiram um comportamento de defesa que os salvaguarde face a desconhecidos. Nestas regiões, onde há maior isolamento, as pessoas ainda caem com facilidade “no conto do Vigário” deixando-se levar por indivíduos bem-falantes e bem apresentados que os conseguem ludibriar. Pretendemos, com esta ação consciencializar os idosos para o perigo dos burlões com algumas dicas para que se possam defender face a uma tentativa de burla”, disse.

 

A ação contou com a presença de idosos que integram o programa Celorico a Mexer da Câmara Municipal de Celorico de Basto com repetição marcada para o dia 14 de outubro. É objetivo elucidar todos os idosos com destaque para os que habitam nas zonas mais isoladas do concelho.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *