Cultura, Montijo

Eduardo Gageiro – “40 fotos nos 40 anos do 25 de Abril” no Montijo

Eduardo Gageiro para pressA Galeria Municipal do Montijo vai inaugurar, no dia 10 de outubro, às 21h30, a exposição “40 fotos nos 40 anos do 25 de Abril”. A mostra estará patente até 14 de novembro.

A exposição é uma edição da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) e pretende em 40 fotografias abordar estes 40 anos passados da Revolução de Abril.

Comemorar os 40 anos do 25 de Abril com uma exposição de fotografia de Eduardo Gageiro é enaltecer o trabalho artístico do fotógrafo que como poucos captou os momentos e o pulsar da revolução e, simultaneamente, festejar a liberdade, a queda do fascismo, o fim da guerra colonial, a consagração de direitos essenciais dos cidadãos, as transformações socioeconómicas que romperam com a barreira do subdesenvolvimento e atraso do nosso País.

Eduardo Gageiro nasceu em Sacavém a 16 de Fevereiro de 1935. Com 12 anos publica no Diário de Notícias, com honras de primeira página, a sua primeira fotografia. Começa a sua atividade de repórter fotográfico no Diário Ilustrado em 1957.

Foi fotógrafo do Diário Ilustrado, O Século Ilustrado, Eva, Almanaque, Match Magazine, editor da revista Sábado, Associated Press (Portugal), Companhia Nacional de Bailado, da Assembleia da República e da Presidência da República. Trabalhou, nomeadamente, para a Deustche Gramophone – Alemanha, Yamaha – Japão e para a Cartier. Atualmente é freelancer.

Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, Eduardo Gageiro realiza exposições individuais, frequentemente, tanto em Portugal como no estrangeiro. Já participou em mais de 300 exposições coletivas nos cinco continentes.

A exposição “40 fotos nos 40 anos do 25 de Abril” pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Não perca esta oportunidade de conhecer melhor o trabalho de um dos mais conceituados fotógrafos portugueses e, simultaneamente, celebrar os valores da Revolução de Abril.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *