Arouca, Turismo

Arouca Geopark inspira consultores internacionais em turismo

IMG_9031O Arouca Geopark recebeu, de 13 a 17 de setembro, Anya Ribeiro e Regina Cavalcante, consultoras do Geopark Araripe (Brasil), nomeadas pela empresa ARC – Consultoria Empresarial, a pedido da Secretaria de Estado das Cidades do Estado do Ceará, para uma ação de benchmarking junto do Arouca Geopark. Conhecer os produtos e serviços que a AGA – Associação Geoparque Arouca tem criado e dinamizado neste território, em pareceria com os agentes turísticos para desenvolver um plano de turismo territorial para o Geopark Araripe é o objetivo central desta visita, que surgiu de uma recomendação da GGN – Rede Global de Geoparques, aquando da sua revalidação.

Durante estes dias, Anya e Regina tiveram a oportunidade de conhecer e visitar alguns dos geossítios mais emblemáticos do Arouca Geopark, as unidades museológicas, os centros de interpretação, o polo escolar geoparqueano do Burgo e a loja interativa de turismo. Reuniram, ainda, com o setor comercial, agentes turísticos, decisores políticos e técnicos da AGA, para perceberem e verificarem ‘in loco’ a estratégia e, consequentemente, o impacto turístico da marca «Arouca Geopark» neste território.

Arouca Geopark (Portugal), English Riviera Geopark (Inglaterra) e Langkawi Geopark (Malásia) foram os três geoparques da GGN – Rede Global de Geoparques, escolhidos pela empresa consultora, para este processo de benchmarking internacional.

Segundo Anya Ribeiro «sente-se de forma efetiva, no território de Arouca, uma estratégia de valorização turística assente no seu geoparque, onde é visível uma grande interação entre operadores e agentes do setor, com uma dinâmica interinstitucional notável».

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *