Cultura, Trofa

Mês Internacional da Biblioteca Escolar marcado pela inauguração de mais duas bibliotecas escolares na Trofa

No âmbito do trabalho desenvolvido de forma sistemática pelas 18 bibliotecas instaladas e/ou em fase de instalação no Concelho da Trofa, decorre em outubro, em todos estes espaços o Mês Internacional da Biblioteca Escolar.

Esta iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal da Trofa e pela Rede de Bibliotecas da Trofa vai incluir a inauguração das Bibliotecas Escolares da EB1/JI de Paradela e da EB1/JI de Lagoa, além das sessões de Hora do Conto e do Saber e uma Oficina de Ilustração com a artista Trofense Elsa Neves.

Este ano, esta ação intitula-se “A tua biblioteca. Um mapa de ideias”, e divulga algumas informações de referência como o número de livros requisitados no ano letivo 2013/2014, nas Bibliotecas Escolares do Concelho, que rondou os 29 000 e o número de utilizadores a ascender aos 23 000.

Assim integrada nesta festa das bibliotecas, a 2 de outubro, será inaugurada a Biblioteca Escolar da EB1/JI de Paradela, às 14h30, contando com a participação dos alunos da escola e a 8 de outubro, à mesma hora, será inaugurada a Biblioteca Escolar da EB1/JI de Lagoa, ambos como projetos vencedores do 3.º Orçamento Participativo Jovem.

De recordar que o Orçamento Participativo Jovem da Trofa incentiva a participação ativa de todos os jovens que vivem, trabalham ou estudam no Concelho, com idades entre os 10 e os 30 anos, de forma a conseguir a sua cidadania participativa na vida da comunidade local.

Através do OPJ os jovens locais têm à disposição, a cada ano, 25 mil euros (15 mil euros de âmbito geral e 10 mil euros para projetos das escolas), destinados a projetos que podem incidir sobre áreas tão distintas como a juventude, a cultura, o ambiente, o desporto, ou o empreendedorismo, entre outras.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *