Cultura, Óbidos, Sociedade

Óbidos recebe historiadores da Matemática

7 Encontro Luso-brasileiro de História da MatemáticaDecorre, em Óbidos, de 15 a 19 de outubro, o 7.º Encontro Luso-brasileiro da História da Matemática. Trata-se de um encontro que vai juntar na vila, durante este período, cerca de 150 participantes.

A sessão de abertura, às 17h40, no dia 15 de outubro, quarta-feira, no auditório Municipal da Casa da Música, contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, de um representante da Sociedade Portuguesa de Matemática, de um representante da Comissão local, do presidente da Sociedade Brasileira de História da Matemática e do Coordenador Geral do Seminário Nacional de História da Matemática.

Segundo Luís Saraiva, da Universidade Nova de Lisboa, citado no sítio oficial do evento, na internet, “conscientes de importantíssimas lacunas no que dizia respeito à divulgação e investigação em História da Matemática no nosso País, e muito em especial no que dizia respeito à Matemática Portuguesa, membros das Universidades de Lisboa, Coimbra, Porto e Minho decidiram criar uma estrutura adaptada às circunstâncias que promovesse a elaboração de uma rede nacional de contactos entre os interessados e investigadores em História da Matemática, e simultaneamente promovesse a colaboração e intervenção em temas nessa área”.

“Não foi esquecida a importante necessidade de integração na comunidade internacional dos historiadores da Matemática, evidenciada pela presença em todos os Encontros Nacionais de investigadores de outros países. Desde meados dos anos 90 o Seminário passou a constituir uma secção da Sociedade Portuguesa de Matemática”, continua o mesmo responsável.

“Para além dos Encontros Nacionais, desde 1993 o Seminário tem mantido uma colaboração com os investigadores brasileiros de História da Matemática, tendo conjuntamente organizado seis Encontros Luso-Brasileiros de História da Matemática”, explica.

Informações, inscrições e programa em http://encontrohistoriamatematicaobidos.com/.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *