Economia, Educação, Seia

Escolas visitam tecido empresarial do concelho de Seia

DSC_0188O Presidente da Câmara, Filipe Camelo, iniciou, o ciclo de visitas a empresas do concelho, com alunos de diferentes áreas e ciclos de ensino, uma iniciativa inserida na Semana Europeia das PME, que tem como principal objetivo aproximar os jovens da realidade no contexto de trabalho.

Estas visitas procuram evidenciar e dar a conhecer as boas práticas e sucesso do tecido empresarial senense, que se distingue pela capacidade empreendedora e inovadora, uma partilha da experiência e Know how contada em primeira mão, colocando jovens estudantes em contacto com vários ambientes empresariais, de acordo com a área de ensino de cada turma, fomentando, por esta via, o espírito empreendedor nos jovens.

No primeiro dia, a turma do 10º ano de Análises Laboratoriais da Escola Secundária de Seia ficou a conhecer de perto o modo de funcionamento dos Curtumes Fabricio, uma indústria de curtumes de pele e couro, sediada em Vila Verde há quase 70 anos.

As visitas às unidades de produção continuam durante a próxima semana, durante o período da manhã, e envolvem 116 alunos do Agrupamento de Escolas de Seia. No dia 6 de outubro, a turma do 12º ano de Análises Laboratoriais conhecem a Queijaria Anastácio & Filhos, Lda. (São Romão), e, no dia seguinte, 22 alunos do 8º ano vão à Tipografia Montes Hermínios, Lda. (Seia). A Metalúrgica Vaz Leal, S.A. (Loriga) recebe, a 9 de outubro, o 11º ano dos cursos de Manutenção Industrial e de Informática, e no dia 10, 22 alunos do 10º ano – Curso de Técnico de Receção, visitam o Hotel Eurosol Seia – Camelo (Seia).

A Semana Europeia das PME “Seia Empreende e Inova” vai decorrer até ao próximo dia 10 de outubro e é promovida pela Câmara Municipal, em parceria com as associações empresariais locais, no âmbito da Semana Europeia das PME, uma iniciativa anual da Comissão Europeia, dinamizada no âmbito do ‘Small Business Act’ e coordenada pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas), com o objetivo de fomentar o espírito empreendedor, encorajando mais pessoas e em particular os jovens a criar o seu próprio negócio e reconhecer o contributo dos empreendedores para a prosperidade a nível Europeu, criação de emprego, inovação e competitividade.

A par das visitas às empresas, o programa da atividade em Seia, concebido pela Câmara Municipal, Associação Empresarial da Serra da Estrela, Associação de Artesãos da Serra da Estrela e o Contrato Local de Desenvolvimento Local (CLDS) + SENA, contempla uma conferência, na Casa Municipal da Cultura, sobre “Economia Digital nas PME”, no dia 2, um debate em ambiente informal, através de uma Tertúlia/Business Drink com jovens empresários, de diferentes setores de atividade, no Bar Senalonga Coffe & Bar, no dia 3. No dia 8, a Casa da Cultura volta a receber, pelas 14:00h, um seminário, subordinado à temática “Formação Profissional: Fomentar Projetos de Vida, Um Factor Diferenciador”, destinado a técnicos, desempregados e alunos das escolas (secundária, profissional e superior), com os professores Luís Alcoforado (Univ. Coimbra) e António Melo (Escola Superior de Turismo e Hotelaria), onde terá lugar a apresentação “O Contributo do IEFP na Valorização Pessoal e no Desenvolvimento Local”, com o Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda, Luís Couto Paula.

Um segundo painel versará a “Inovação e Empreendedorismo em Contexto Local”, com José Reina a falar sobre “A Formação Profissional em contexto empresarial”, através do exemplo da Ara Shoes, e a empresa BLC3 sobre “O Desenvolvimento do Território”.

Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), fará, no dia 9, pelas 14:00h, na Casa da Cultura, uma apresentação do Novo Quadro Comunitário e das oportunidades que o mesmo representa para as PME, seguindo-se a apresentação do Plano de Desenvolvimento Estratégico da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE).

A intensa jornada culmina, no dia 10, com um Jantar Networking “Seia, Viver, Descobrir e Investir”, que tem como convidado Francisco Banha, Presidente da Federação Nacional “Business Angels”, no qual o Presidente da Câmara Municipal, Filipe Camelo, apresentará os novos incentivos municipais à criação de emprego e investimento.

As atividades programadas pretendem abordar um conjunto transversal de temas e têm como público-alvo empresários e potenciais empresários, empresas, jovens, entidades públicas ou privadas ou estabelecimentos de ensino, entre outros.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *