Mangualde, Turismo

Mangualde integra “Viseu à Mesa” e apresenta sabores da região: «Ementa Feira dos Santos»

Rojões com Enchidos RegionaisDescobrir a riqueza e a especificidade da gastronomia da região Centro é o objetivo da iniciativa “Viseu à Mesa – Gastronomia e Cultura do Distrito de Viseu”, que no fim de semana de 4 e 5 de setembro, apresenta a gastronomia mangualdense no restaurante Rodízio do Gelo, no Palácio do Gelo Shopping, em Viseu. A iniciativa, que resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Mangualde e o restaurante Rodízio do Gelo, vai promover a Ementa da «Feira dos Santos» – certame que se realizará nos dias 1 e 2 de novembro, novamente no centro da cidade de Mangualde.

 

Mangualde integra assim o fecho da iniciativa gastronómica e propõe a típica Ementa da «Feira dos Santos» onde os torresmos, o chouriço, a morcela, a farinheira e a broa são a sugestão de entrada. Durante aquele fim-de-semana quem por lá passar poderá deliciar-se ainda com a maravilhosa sopa à moda de Mangualde e com os Rojões à moda de Mangualde. A especialidade será acompanhada pelo Vinho do Dão da Adega Cooperativa de Mangualde. Para terminar a refeição Mangualde apresenta o Queijo da Serra/ Requeijão com doce de abóbora e maçã para a sobremesa, seguindo-se o café acompanhado de um mini pastel de feijão.

 

ANIMAÇÃO CULTURAL E MOSTRA DE PRODUTOS ENDÓGENOS

A animação cultural marcará também presença nesta homenagem gastronómica com a música do grupo mangualdense Alcatuna que aturá no domingo, entre as 16h00 e as 17h00, no piso 3, em frente à Pista de Gelo. Decorrerá ainda uma exposição de artesanato, bordados, tapetes de lã, vinho e doces regionais. Esta mostra de produtos endógenos estará patente no piso -1, em frente ao Jumbo.

 

“Viseu à Mesa” teve início no passado dia 12 de setembro e durante os fins de semana passados foram apresentados diversos sabores gastronómicos, nomeadamente de S. Pedro do Sul e Tondela. Este fim de semana o Restaurante Rodízio do Gelo serve as propostas de Vouzela.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *