Marinha Grande, Sociedade, Tecnologia

Criatividade e tecnologia em debate e exposição na Marinha Grande

DesignCenter_CartazDigital_25092014O Design Center – Semana do Design da Marinha Grande será inaugurado no dia 3 de outubro, pelas 18h00, na Casa da Cultura, situada na Praça Guilherme Stephens.

Após a sessão de abertura com intervenção das entidades oficiais, será proferida a conferência inaugural, por Carlos Coelho, um dos especialistas com maior notoriedade em Portugal no domínio da criação e gestão de marcas.

É autor de estudos sobre tendências e modelos teóricos de marcas. É autor de livros, professor, colunista, comentador de televisão e colaborador de inúmeras publicações nacionais e estrangeiras, sendo reconhecido pelas suas múltiplas abordagens inovadoras e desafiantes sobre estas matérias.

Como conferencista, Carlos Coelho proferiu palestras em Portugal, Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Estados Unidos da América, Inglaterra e Espanha. Entre outros prémios, foi distinguido como “Personalidade de Marketing do Ano 2005” pela Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing.

É desde Janeiro de 2007 fundador e presidente da Ivity Brand Corp, uma consultora internacional de criação, inovação e gestão de marcas. É fundador e presidente do World Bank of Creativity e, desde setembro de 2007, é conselheiro do IPAM para a área de tendências e inovação do ensino.

A cerimónia inaugural terminará com um momento musical e a visita às exposições do Design Center.

O certame vai decorrer de 3 a 11 de outubro, em equipamentos culturais situados no centro da cidade. Exibirá projetos de inovação e vanguarda tecnológica e discutirá soluções para o futuro da indústria e do design. A participação nas várias iniciativas do certame é gratuita.

Sob a chancela da marca “Marinha Grande – Centro da Engenharia e Design”, o evento é organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, Grandesign e Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRsp) do Instituto Politécnico de Leiria.

O Design Center – Semana do Design da Marinha Grande é um evento orientado para a promoção da comunicação e interação entre profissionais, empresários e estudantes da área do design e da indústria.

Com o intuito de divulgar o design como importante fator de competitividade e de desenvolvimento económico, gerador de riqueza e valor acrescentado, o Design Center apresenta-se como instrumento de promoção do empreendedorismo.

Tem como objetivos:

– Estimular a inovação, a criatividade, a tecnologia, a competitividade e o desenvolvimento de produto;

– Reunir na Marinha Grande empreendedores e criativos, com os quais se possam estabelecer parcerias e trocar conhecimentos;

– Consolidar a identidade da Marinha Grande enquanto espaço de inovação nos domínios da engenharia, conceção e desenvolvimento de produto associados às indústrias vidreira, moldes e plásticos;

– Impulsionar a abertura de novos mercados, de novas experiências e contactos com especialistas de outros países e de outros setores económicos.

“Terra de criatividade, inovação e vanguarda”

O presidente da Câmara Municipal, Álvaro Pereira, contextualiza a organização deste evento recordando que, “em 2011, o Município foi mentor das 1ªs Conferências Internacionais de Design, cujo balanço foi, francamente, positivo, para o qual foi imprescindível o envolvimento de várias entidades locais e regionais”.

Em 2014, “queremos aproveitar os ensinamentos desse evento e, sobretudo, as parcerias anteriormente obtidas, demonstrando como o dinamismo dos nossos empresários leva o nome da Marinha Grande além-fronteiras, pelas melhores razões”.

Através do Design Center, “reiteramos que somos uma terra de criatividade, inovação e vanguarda, ao serviço de áreas tão exigentes e, ao mesmo tempo, tão diversas, como a indústria automóvel e a medicina”.

Álvaro Pereira enaltece “o esforço e o empenho que todas as entidades nossas parceiras têm demonstrado na concretização e incentivo a este projeto, para o qual temos elevadas expectativas”.

“O programa de prestígio na área do design e da engenharia que iremos apresentar ao público é reflexo desse trabalho em parceria”, conclui.

O presidente deseja “que o Design Center contribua para continuar a afirmar o nosso concelho, enquanto terra de prestígio, conhecimento, empreendedorismo, engenharia e design.”

Parcerias reforçam evento

O Design Center é organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, Grandesign e Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRsp) do Instituto Politécnico de Leiria, contando com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Conta com o forte envolvimento dos seguintes parceiros:

Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande

Almadesign

Associação Nacional de Designers

Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos

BA Vidro

Cefamol – Associação Nacional da Indústria de Moldes

CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria de Cerâmica

CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos

EPAMG – Escola Profissional e Artística da Marinha Grande

Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

IADE – Creative University

Instituto Politécnico de Leiria

IPLeiria ESAD – Escola Superior de Artes e Design

IPLeiria ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Iberomoldes

IPLeiria ESTM – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

ISDOM – Instituto Superior D. Dinis

NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria

Relógio Global Communication

Turismo Centro de Portugal

O evento é patrocinado por Banco BIC, Bomcar, Hotel Mar e Sol e TUMG – Transportes Urbanos da Marinha Grande.

Estão associados como media partners o Diário Económico e o Jornal de Leiria.

Conferências e exposições

O Design Center – Semana do Design da Marinha Grande irá apresentar conferências que contarão com a participação de importantes oradores e especialistas portugueses e estrangeiros.

No que respeita às exposições, será apresentado o trabalho de excelência realizado nas áreas da engenharia e design, por empresas, associações, entidades de formação e ensino. Serão dinamizadas ainda diversas atividades culturais.

A iniciativa tem a particularidade de decorrer em equipamentos municipais e espaços públicos localizados no centro tradicional da cidade, como a Casa da Cultura, Galeria Municipal, Edifício da Resinagem, Núcleo de Arte Contemporânea, Jardim Stephens, Parque da Cerca, Museu do Vidro, entre outros.

Para mais informação e consulta da programação, deverá aceder-se ao site em www.designcenter.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *