Celorico de Basto, Sociedade

Desfolhada à Moda Antiga uma tradição em Celorico de Basto

desfolhada à moda antiga (1)O CRCD dos Amigos do Castelo promoveu uma “Desfolhada à moda antiga” no dia 20 de setembro, no Largo da Igreja, na Freguesia de Moreira do Castelo.

A iniciativa começou com o cortar do milho no campo, durante a tarde, com as espigas a serem transportadas para o largo da igreja. Pelas 19h30, o Grupo Folclórico dos Amigos do Castelo e o Grupo Folclórico Escalos de Cima de Castelo Branco realizaram o tradicional desfile com a cerimónia de entrega de fitas e galhardetes da responsabilidade de algumas entidades com destaque para a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto.

“Estas tradições devem ser preservadas porque fazem parte da nossa história. A nossa cultura baseia-se, também, nas tradições agrícolas num concelho onde predomina a agricultura de sustentabilidade, misturada com o convívio e a alegria das gentes que se uniam para se ajudarem mutuamente”, referiu o vereador da cultura.

Terminada a cerimónia de entrega de fitas e galhardetes procedeu-se à “Desfolhada à moda antiga”, uma ação que contou com a presença de dezenas de pessoas.

Posteriormente, todos os presentes puderam usufruir da atuação dos grupos convidados e do tradicional lanche convívio.

Recordar que esta ação contou com o apoio do município de Celorico de Basto e da Junta de Freguesia de Moreira do Castelo.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *