Cultura, Santa Maria da Feira

Concertos solidários celebram a Música em Santa Maria da Feira

Orquestra de JovensDe 1 a 5 de outubro, o Município de Santa Maria da Feira celebra a Música com concertos solidários, associados a causas humanitárias e projetos sociais locais, e apontamentos musicais em espaços públicos improváveis, no âmbito da iniciativa Encontros com a Música. O público é convidado a contribuir com bens ou produtos alimentares à entrada dos concertos, que têm entrada gratuita.

A 1 de outubro, Dia Mundial da Música, a Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira junta-se a alguns convidados locais (Shared Files, Lúcia Rodrigues, Canto Nosso & Orquestra de Milheirós de Poiares, The Loyd e Vânia Lopes) para um concerto a favor das vítimas das cheias na Sérvia, às 21h30, no Centro Cultural de Milheirós de Poiares.

A Igreja Matriz de Santa Maria da Feira será palco de um concerto, dia 3 de outubro, às 21h30, protagonizado pelo Coro da Sé Catedral do Porto, a favor do projeto Cegonha & Companhia – Casa dos Choupos, que apoia grávidas adolescentes e jovens mães e pais em situação de risco social no Concelho.

Imponente concerto no Europarque

No dia 4 de outubro (sábado), às 21h30, sobem ao palco do grande auditório do Europarque a Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira e seis grupos corais do Concelho (AM Oleirense, CCR Orfeão da Feira, CIRAC – Paços de Brandão, Juventude de Sanguedo, Tuna Esperança – Santa Maria de Lamas e Tuna Musical Mozelense) para um imponente concerto, que pretende demonstrar o enorme potencial cultural e musical das associações locais.

Este espetáculo será uma exaltação da música orquestral e coral, com cerca de duas centenas de músicos e coralistas em palco e que, em uníssono, vão interpretar importantes obras musicais. Os bens alimentares angariados neste concerto reverterão a favor do Banco Alimentar da associação Rosto Solidário, que apoia famílias carenciadas ou em situação de risco social no concelho de Santa Maria da Feira.

O auditório do Centro Luso-Venezolano, em Nogueira da Regedoura, será palco, dia 5 de outubro (domingo), às 14h30, do tradicional Encontro de Bandas de Santa Maria da Feira,  protagonizado pela Banda de Música de Arrifana, Banda Musical de S. Tiago de Lobão, Sociedade Banda Musical do Souto e Banda Marcial do Vale. Este concerto solidário reverterá a favor do Mercado da Solidariedade – Cruz Vermelha Portuguesa (Sanguedo), que apoia famílias em situação emergente de risco social.

Entre 1 e 5 de outubro, a Música também vai ao encontro das pessoas nas escolas, centros sociais e hospitais, mas também em improváveis espaços públicos do Concelho. Momentos protagonizados por músicos e artistas locais, associações concelhias, academias e escolas de música.

Iniciativa da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira que pretende celebrar o Dia Mundial da Música, os Encontros com a Música de 2014 propõem-se enaltecer a arte e a poética da música através dos valores da partilha e solidariedade.

O programa completo encontra-se disponível em www.cm-feira.pt (menu Cultura).

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *