Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso homenageia individual​idades e entidades no Dia do Concelho

Paços do ConcelhoA Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai homenagear Cunha de Leiradella, Domingos Silva, Davide Machado e a Associação de Geminação Taíde/Gerzat e Gerzat/Taíde nas comemorações do Dia do Concelho, a 25 de setembro.

Contribuir para que as novas gerações sintam a sua identidade, valorizem o esforço dos seus antepassados e mantenham vivo o amor à nossa terra é o que se pretende através da instituição do Dia do Concelho.

Trata-se ainda de uma oportunidade para homenagear pessoas e/ou entidades locais, que têm contribuído para o desenvolvimento social, económico, cultural ou desportivo da Póvoa de Lanhoso, reconhecendo o trabalho desenvolvido todos os dias por muitos Povoenses nas mais variadas áreas, à semelhança dos homens e mulheres de gerações passadas que lutaram pela afirmação do nosso concelho.

Desta forma, a escolha recaiu, este ano, no galardoado escritor e dramaturgo Cunha de Leiradella; no dinâmico dirigente associativo, Presidente da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, Domingos Silva; na jovem promessa portuguesa no capítulo desportivo, mais concretamente no que se refere ao Ori-BTT, Davide Machado; e na Associação de Geminação Taíde/Gerzat, que tanto tem contribuído para a divulgação da Póvoa de Lanhoso e para o estreitar de laços entre comunidades de Portugal e de França.

Estas homenagens irão acontecer no decorrer da Sessão Solene evocativa do Dia do Concelho, marcada para as 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O programa engloba ainda uma componente pedagógica direcionada para a população escolar, designada “A História da Nossa Terra” e que conta com a participação do historiador povoense Paulo Freitas, visando dar a conhecer aspetos da história local, já que, a 25 de setembro de 1292, o rei D. Dinis, em Coimbra, outorgou Carta de Foral aos Povoenses de então e aos que viriam a seguir.

As comemorações passam ainda por uma visita às instalações requalificadas do Posto de Turismo, na Casa da Botica, pelas 15h00. Segue-se, pelas 15h30, a abertura da antena de informação europeia na Póvoa de Lanhoso, no Espaço Jovem.

O Dia do Concelho assinala-se pelo quinto ano consecutivo. Olhar o passado, o presente e o futuro são também objetivos. A data escolhida representa o nascimento do concelho há 722 anos.

Toda a população está convidada a associar-se a estas comemorações.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *