Cultura, Marinha Grande, Turismo

Comemoraçõ​es do Dia Mundial do Turismo na Marinha Grande

SilencioVaiDANCAR_Fado_EscolaSilvinaCandeias3O Dia Mundial do Turismo vai ser comemorado no próximo dia 27 de setembro (sábado), a partir das 15h00, através de um programa para toda a família, que decorrerá no Centro Tradicional da Marinha Grande.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal com o objetivo de salientar a importância do turismo na economia de um território. O Dia Mundial do Turismo, este ano sob o tema Turismo e Desenvolvimento Comunitário, pretende enfatizar o potencial do turismo na criação de oportunidades para as comunidades e sublinhar em simultâneo o papel que o envolvimento da comunidade tem no desenvolvimento sustentável do turismo. O Turismo só pode prosperar se envolver a população local contribuindo para o enraizamento de valores sociais.

Na Marinha Grande, o programa prevê atividades para todos os tipos de público, centrado no fado e nas tradições gastronómicas regionais, que se realizarão nos equipamentos culturais instalados no Centro Tradicional e na Praça Guilherme Stephens. Com exceção do jantar “À Mesa na Praça”, todas as atividades têm participação gratuita.

O programa da comemoração do Dia Mundial do Turismo é o seguinte:

27 de Setembro (sábado) |

Centro Tradicional da Marinha Grande

15h00 |Jardim Stephens (em caso de ocorrência de chuva, a iniciativa decorre no Auditório da Resinagem)

Teatro infantil “Karingana Blues”

Sinopse: Título de um livro do poeta moçambicano José Craveirinha (Prémio Camões 1991), “Karingana Wa Karingana” equivale à forma portuguesa “era uma vez” para se iniciar uma estória. Ao recuperar esta expressão para a sua obra poética, Craveirinha quis homenagear a oralidade que marca a cultura moçambicana e africana em geral. Neste espetáculo junta-se a poesia, o teatro e a música ao vivo! Dramaturgicamente é criado um espaço de intervenção em que o ator Paulo Patraquim evoca, narra, dramatiza uma série de personagens “habitantes das diversas histórias”…

O público é constantemente convidado a participar e a interagir.

Público-alvo: 4 aos 12 anos, famílias.

17h00 |Jardim Stephens (em caso de ocorrência de chuva, a iniciativa decorre no Auditório da Resinagem)

Espetáculo “Silêncio… que se vai brincar ao fado”

Sinopse: As sessões são baseadas em sons / ritmos e vocalizações, dotadas de coreografias e poemas sendo “fadistada” uma encenação musical mágica mas ao mesmo tempo, cultural, informativa e pedagógica. Conta com a participação de 3 músicos: uma fadista (Rosa), um viola (Vi) e um guitarra portuguesa (Gui).

Público-alvo: 4 aos 12 anos, famílias.

18h00 | Praça Guilherme Stephens

Inauguração da Exposição Fotográfica de rua resultante da 7.ª edição do Concurso Perspetivas “Turismo e Desenvolvimento Comunitário”

Parceria: CMMG e ISDOM

20h00 | Praça Guilherme Stephens (em caso de ocorrência de chuva, a iniciativa decorre no Auditório da EPAMG)

“À Mesa na Praça!”

A Praça Guilherme Stephens será transformada numa sala de jantar, com degustação de produtos regionais, cuja ementa inclui: caldo verde, açorda do mar, geleia de camarinha, morcela com vinagre de frutos, tapas de chouriço tradicional, salame com pinhão, vinhos, água e sumos.

Inscrições limitadas ao número de lugares existentes. Para informações: 244573300.

20h30 | Praça Guilherme Stephens

O Fado de Deolinda Bernardo

21h30 | Praça Guilherme Stephens

Espetáculo de dança “Silêncio… que se vai dançar o Fado”, pela Escola Silvina Candeias

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *