Loures, Turismo

Feira Setecentista no Município de Loures

Feira Setecentista 2014No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, realiza-se mais uma edição da Feira Setecentista e do Desfile Etnográfico, em Santo Antão do Tojal, no próximo fim-de-semana, 27 e 28 de setembro. Esta reconstituição histórica é promovida pela Câmara Municipal de Loures e pela União das Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal.

O programa tem início no sábado, às 14 horas, com a chegada dos vendedores à Praça Monumental de Santo Antão, património construído barroco, para a abertura da Feira Setecentista e com figurantes – população local trajando a rigor vestuário da época. O visitante poderá adquirir vários produtos e divertir-se em momentos de animação e jogos tradicionais.

A partir das 21 horas, decorrerá o Cortejo Noturno, entre São Julião do Tojal e o Largo da Fonte Monumental em Santo Antão. O desfile será composto pelas diversas classes: nobres, clero secular, guarda, clero regular e povo. Conta com centenas de figurantes, escolta a cavalo, coche com a família Real (D. João V), carroças, gaiteiros e a figura do 1º Patriarca de Lisboa, D. Tomás de Almeida. O cortejo vai terminar com a cerimónia da bênção dos sinos com destino ao Convento de Mafra.

No domingo, a animação vai começar às 10h30 com pregões, seguindo-se a leitura de poesias satíricas. Pelas 19 horas, haverá um churrasco popular, e às 21 horas terá lugar um espetáculo musical no encerramento da Feira Setecentista.

Programa completo da iniciativa em:

http://www.cm-loures.pt/Conteudo.aspx?Displayid=3097#topo

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *