Cultura, Santa Maria da Feira

Descobrir as profissões do papel através de visitas guiadas gratuitas em Santa Maria da Feira

p/b 40Nos dias 26, 27 e 28 de setembro, o público do Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão, terá a oportunidade de descobrir, através de visitas guiadas gratuitas, às 15h00 e às 16h00, as antigas profissões ligadas à produção manual e industrial do papel.

Esta iniciativa faz parte do programa de comemorações das Jornadas Europeias do Património 2014, dedicadas ao tema “Património, sempre uma descoberta”, com cerca de 500 atividades em 130 concelhos de todo o país, envolvendo a participação de mais de 300 entidades públicas e privadas.

Do Laurente ao Pilateiro

O Laurente (mestre papeleiro da produção de papel folha a folha), o Ponidor (que colocava as folhas de papel sobre as baetas) e a Lavadina (que colocava as baetas ou buréis para as folhas de papel) são algumas das profissões a descobrir, ligadas à produção manual do papel, característica dos séculos XVII e XIX.

A visita permitirá ainda a descoberta das “novas” profissões das fábricas de papel do início do século XX, que marcaram uma nova forma de estar e de ser de toda uma comunidade, contribuindo para uma nova e mais desenvolvida identidade. O Homem das Galgas (que colocava o papel velho no moinho de galgas), o Pilateiro (que fazia a refinação da pasta de papel na Pila Holandesa), o Maquinista e o ajudante, a Botadeira (que escolhia e botava o papel a secar) e as Saqueiras (que faziam os cartuchos de papel) são algumas das profissões a descobrir.

Também o Museu Convento dos Lóios, em Santa Maria da Feira, vai assinalar as Jornadas Europeias do Património com a realização de visitas guiadas gratuitas aos seus espaços museológicos, dedicados à história e cultura do concelho.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *