Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Passeio a Fátima é referência para os séniores da Póvoa de Lanhoso

Passeio concelhio a Fatima 11Mais de duas mil pessoas participaram no Passeio Sénior Concelhio a Fátima, no dia 16 de setembro. Os cerca de 40 autocarros que transportaram a comitiva da Póvoa de Lanhoso começaram a sair do concelho pouco depois das 7h00.

Esta iniciativa tem sido realizada com regularidade, sendo sempre muito aguardada pelas populações, ou por devoção ou por terem a possibilidade de conviverem. “O Passeio a Fátima para os idosos tem muito significado. Este é um Passeio que temos mantido desde 2005 e que iremos manter até ao fim do mandato”, considerou o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista.

Nem a chuva que se fez sentir, sobretudo em Fátima, desanimou os participantes, até porque a organização preparou locais abrigados para quem o desejasse. “É pena que o São Pedro hoje não esteja do nosso lado. Tivemos a preocupação de arranjar sítios para que todos os idosos comessem sentados e abrigados. Espero que Nossa Senhora de Fátima proteja todos os Povoenses que vieram e os que não vieram, pelos mais diversos motivos”, referiu ainda o autarca Povoense, satisfeito com a adesão do concelho a esta iniciativa. “Esta é uma parceria entre a Câmara, as Juntas, as paróquias e os idosos. Este ano tivemos o maior número de participantes, 2097”, salientou. “Agradeço a todas as Juntas e a todas as paróquias que aceitaram o desafio da Câmara para realizarmos este Passeio, que também permite o convívio, porque há pessoas que só se veem nesta altura”, finalizou Manuel Baptista. O Presidente da Câmara esteve acompanhado da vice-presidente, Gabriela Fonseca, e do Vereador Armando Fernandes, numa demonstração de proximidade para com os Povoenses.

A eucaristia solene realizou-se já depois das 12h15, na Basílica da Santíssima Trindade. Presidiu o Arcipreste da Póvoa de Lanhoso, Padre Armindo Gonçalves, auxiliado pelo padre Albino Carneiro e pelo padre António Couto. A celebração foi animada pela atuação do Grupo Coral da Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso. No final, realizou-se o almoço convívio. Algumas pessoas preferiram ficar pelo parque de merendas do Santuário, outras quiseram ir a restaurantes, mas quem não quis arriscar (e bem), aceitou o transporte da organização para locais abrigados e secos, com todas as condições, onde puderam degustar o farnel. Bolinhos de bacalhau, rissóis, presunto, frango, arroz de feijão e melão foram algumas das iguarias, regadas por vinhos verdes do nosso concelho.

 

Aurora Moura, da Vila da Póvoa de Lanhoso, participou pela segunda vez. “Estou a adorar. Está tudo muito bonito, está a ser muito bom. Gostei da missa, cantaram muito bem. Estão de parabéns”, considerou, concordando que esta iniciativa deve continuar. Acompanhada pelo marido, esta senhora prometeu voltar: “Se Deus quiser; só se não me trouxerem”. Rosa do Carmo de Travassos já costuma participar neste Passeio, integrada no grupo coral de Travassos, onde toca órgão. “Gosto muito e venho sempre a este Passeio. Gostei muito da forma como cantaram, porque é uma coisa diferente, introduziram novidade”, referiu, indicando que aprecia a missa e o convívio. “É um dia alegre e bem passado”.

 

O regresso à Póvoa de Lanhoso foi realizado de acordo com o definido por cada grupo. Alguns preferiram permanecer mais tempo em Fátima e só depois voltar; outros, preferiram regressar mais cedo e ainda fazer um lanche convívio pelo caminho. A chegada ao nosso concelho aconteceu já ao início da noite.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *