Cultura, Montijo, Sociedade

Feira Quinhentista no Montijo foi um sucesso

feira quinhentista  (6)Montijo foi palco da Feira Quinhentista de Aldeia Galega, que decorreu entre 12 e 14 de Setembro. A população aderiu e os visitantes encheram o centro histórico da cidade que se vestiu a rigor para viver três dias de festa com muita animação e folia, num ambiente de convívio social e cultural do século XVI.

 

Recriações históricas baseadas em factos e lendas, desfiles, duelos, mercados e mercadores, música, dança, tascas e tabernas não faltaram nesta feira de Aldegalega do Ribatejo – Cidade de Montijo, um evento comemorativo dos 500 Anos do Foral Manuelino organizado pela Câmara Municipal do Montijo e a ALIUSVETUS -Associação Cultural História e Património, com o apoio da Junta de Freguesia da União de Freguesias Montijo/Afonsoeiro.

 

“Com a comemoração dos 500 anos do foral de Aldeia Galega do Ribatejo, a cidade do Montijo celebrou um dos momentos mais importantes da história coletiva, que importa conhecer, valorizar e aproveitar nas suas diferentes valências” salientou o Presidente da autarquia do Montijo, Nuno Canta.

 

Para o autarca, a feira quinhentista foi um projecto aberto a todos. “É fundamental que a extraordinária recriação dos tempos de Aldegalega possa ser olhada como um momento de enriquecimento cultural e entendida e valorizada como tal”, disse.

 

Recorde-se, que Aldeia Galega do Ribatejo recebeu a sua carta de foral no dia 15 de Setembro de 1514, outorgada pelo Rei D. Manuel I.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *