Ansião, Cultura, Sociedade

Feira Quinhentis​ta em Santiago da Guarda em Ansião – mau tempo prejudicou​, mas balanço é positivo

DSC_0130Inserida nas comemorações dos 500 anos sobre a atribuição dos Forais Manuelinos e sucedendo às Feiras Medievais realizadas em Santiago da Guarda, o município de Ansião e as colectividades do concelho dinamizaram no fim de semana de 13 e 14 de setembro uma Feira Quinhentista. Pensada para valorizar as condições únicas proporcionadas pelo Complexo Monumental de Santiago da Guarda e proporcionando momentos de animação a todos os visitantes, esta Feira Quinhentista foi também um momento meio de promoção dos produtos endógenos do maciço de Sicó, com a participação de cerca de 20 produtores.

 

O programa desta Feira Quinhentista iniciou-se no sábado dia 13 com uma arruada em torno do complexo monumental de Santiago da Guarda e o início da exposição de artefactos bélicos. Com a temática das cartas de Foral sempre presente, decorreram momentos cénicos diversos, que animaram o espaço até à hora de jantar. Um jantar que foi apreciado por centenas de visitantes nas bancas quinhentistas preparadas por associações do concelho. A animação nessa noite prosseguiu com malabares de fogo, danças medievais e muita música.

 

No Domingo encenou-se pelas 13h00 a outorga dos Forais Manuelinos a Ansião, Avelar, Chão de Couce e Pousaflores. Depois foram entregues, no Complexo Monumental, os prémios do concurso de fotografia Olhar Ansião 2014 e, para as 17h00 estava agendado um torneio de armas apeado. No entanto a intempérie que se fez sentir em toda a região acabou por limitar muito a animação prevista e forçar o cancelamento de alguns momentos. Ressentiu-se disso todo o evento, embora os mais resistentes ainda ali tenham jantado quando, já à noite, a chuva parou. Apesar deste contratempo, e tendo em conta o milhar de visitantes registados no Complexo Monumental, o balanço desta Feira Quinhentista de Santiago da Guarda é amplamente positivo.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *