Alcoutim, Sociedade

63.ª Festa de Alcoutim encerra com balanço positivo

IMG_6431bAlcoutim recebeu este fim de semana a sexagésima terceira festa anual da vila. O evento arrancou no dia 12 de setembro com as cerimónias comemorativas do Dia do Município e terminou na madrugada de hoje com a discoteca no cais.

 

Ao longo de três dias, Alcoutim recebeu milhares de visitantes que acorreram à tradicional festa da sede do concelho. Marcada pela diversidade, esta aglomerou uma panóplia de atividades de cariz lúdico e desportivo e concertos que fizeram as delícias dos milhares de visitantes que por cá passaram.

 

O primeiro dia de festa, coincidindo com o feriado do Município, foi marcado por um conjunto de cerimónias comemorativas, tais como, a inauguração do edifício dos Paços do Concelho, presidida pelo Secretário de Estado da Administração Local, Dr. António Leitão Amaro, e pela realização de uma sessão solene onde foram atribuídas distinções a personalidades que, apaixonados pela terra onde nasceram ou onde residiram, deram, ao longo da sua vida, o seu contributo para o desenvolvimento e enriquecimento do concelho de Alcoutim. A data comemorativa foi ainda assinalada pelo içar da bandeira, na Praça da República, acompanhada pela Banda Filarmónica de Castro Marim.

 

A noite foi marcada pela atuação do grupo musical MJ e pela atuação de José Malhoa. Já a madrugada contou com a presença dos dj´s Royal Piress e Nuno Martim.

 

No sábado, as festividades começaram com o tradicional jogo de futebol internacional Alcoutim – Sanlúcar, onde a equipa da casa goleou quatro bolas a uma a equipa vizinha. O fim da tarde foi marcado pela animação de rua com La Banda de Brallan. Aquela que, como habitualmente, é a noite com maior afluência de visitantes, teve como cabeça de cartaz a banda Anjos, a que se seguiu o tradicional espetáculo de fogo de artifício aquático no Guadiana. A discoteca no Cais contou com a presença do dj FM e do dj Zoon. Na sexta-feira e no sábado, a entrada no recinto da festa teve um custo simbólico de um euro, tendo o total das receitas revertido a favor do Teatro Experimental de Alcoutim.

 

No último dia de festa, domingo, a tarde foi assinalada pelas tradicionais atividades desportivas no rio Guadiana que obtiveram este ano um número de participantes superior ao de anos anteriores. A travessia do Guadiana a nado, a apanha do pato e o pau de sebo, são das atividades mais aclamadas da Festa de Alcoutim. A noite teve como cabeça de cartaz a banda algarvia Iris que animou os presentes com os seus temas originais. Para encerrar o evento foi servido o já tradicional “cacau no rio”, após a atuação dos dj´s Nuno Martim e Zoon na discoteca do Cais.

 

Com organização a cargo da Câmara Municipal, esta foi mais uma edição de sucesso das emblemáticas Festas de Alcoutim, um marco nos eventos de verão na região do Algarve.

 

 

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *