Economia, Palmela, Saúde, Sociedade

Semana Europeia da Mobilidade sensibiliza para opções individuais aos níveis do ambiente, saúde e economia

ESemana Europeia da Mobilidade (1)ntre 16 e 28 de setembro, a Câmara Municipal de Palmela associa-se às comemorações da Semana Europeia da Mobilidade  – este ano, sob o tema “As nossas ruas, a nossa escolha” – com um conjunto de atividades que têm como objetivo central sensibilizar para o impacto que as opções individuais de mobilidade têm na comunidade, aos níveis do ambiente, da saúde e da economia. O programa comemorativo, que conta com diversas parcerias, pretende encorajar os cidadãos a conhecer e a utilizar meios de transporte alternativos, optando por deslocações de bicicleta, a pé, em transporte público ou partilhando viaturas. O Município de Palmela foi um dos primeiros do país a aderir a esta iniciativa europeia, uma postura que surge na sequência do trabalho regular da autarquia na defesa da mobilidade sustentável, acessibilidade e transporte público.

Assim, a partir de dia 22 de setembro, a autarquia e os TST (Transportes Sul do Tejo) dão início a um circuito experimental que liga as localidades de Quinta do Anjo, Bairros dos Marinheiros e Alentejano à Estação Ferroviária da Penalva. A vigorar até ao final do ano, este circuito responde a uma necessidade identificada , há muito, pela população e defendida pelo Município, contribuindo para a intermodalidade e para a melhoria da prestação de serviços de transporte público na freguesia de Quinta do Anjo.

Durante a Semana Europeia da Mobilidade, o Circuito Urbano de Pinhal Novo oferece títulos de transporte em troca da entrega de Óleos Alimentares Usados (OAU). Os interessados deverão dirigir-se ao ponto de recolha oficial, na Junta de Freguesia de Pinhal Novo, para trocar uma garrafa de OAU por um título de transporte. Neste período, o autocarro do Centro Histórico da vila de Palmela e outras viaturas municipais de transporte escolar serão movidos a biodiesel produzido a partir de óleos alimentares usados recolhidos no concelho.

A 19 de setembro, no âmbito da iniciativa “De bicicleta para o trabalho”, os trabalhadores da autarquia serão encorajados a deslocar-se de bicicleta para o local de trabalho. A iniciativa é, este ano, alargada a outros modos de deslocação sustentáveis: a pé, de transporte público ou através de carpooling.

No dia 21 de setembro, a Câmara promove o workshop e passeio de bicicleta urbano “De bicicleta na Vila”. O workshop, que tem início às 9h30 no Centro de Recursos para a Juventude (Mercado Municipal de Pinhal Novo), pretende dotar os participantes de informação importante relativa às alterações ao Código da Estrada dirigidas aos ciclistas, bem como de conhecimentos de reparação da manutenção básica da bicicleta. No mesmo dia, às 10h30, é inaugurada a nova Ecopista de Pinhal Novo, com uma caminhada numa extensão de 4,5 Km, que tem partida prevista na Avenida dos Ferroviários. A ecopista é um investimento da autarquia no valor 350 mil euros, que representa a conclusão de mais um troço do anel de ciclovias de Pinhal Novo.

Destaca-se, ainda, a Cãominhada Solidária, no dia 20 de setembro, às 9h00, no Sobral de Quinta do Anjo (entrada Norte), percurso que terá lugar na Serra do Louro e que pretende ajudar o grupo local de proteção de animais AAQA – Ajuda Animal de Quinta do Anjo, através de um donativo em género (por exemplo, ração ou desparasitante).

Durante o mês de setembro, o tema da “Hora do Conto” na Rede Municipal de Bibliotecas Públicas é “ Estórias de mobilidade”,  iniciativa dirigida às escolas do Ensino Básico e Pré-Escolar do Concelho. Nos meses de setembro e outubro, o Auditório Municipal de Pinhal Novo acolhe o ciclo de cinema “Mobilidade às 5ªs”, com entrada gratuita.

 

 

Programa

 

Durante todo o mês | Escolas do Ensino Básico e Pré-Escolar do Concelho

Estórias de mobilidade

Hora do Conto à volta do tema da mobilidade, com dinamização pela equipa de animação da Divisão de Bibliotecas.

Org.: Câmara Municipal de Palmela

 

A partir de 22 Setembro

Circuito experimental de Quinta do Anjo-Estação Ferroviária de Penalva

Início do projeto-piloto de ligação, por modo rodoviário coletivo, entre a Estação de Penalva, a aldeia de Quinta do Anjo e os Bairros dos Marinheiros e Alentejano.

Entre 22 e 24 de setembro, experimente gratuitamente a nova ligação.

Org.: Câmara Municipal de Palmela/ TST

 

16 a 22 setembro

Viagens por O.A.U. (Óleos Alimentares Usados)

Oferta de títulos de transporte para o circuito urbano de Pinhal Novo em troca da entrega de Óleos Alimentares Usados (OAU) no ponto de recolha oficial situado na Junta de Freguesia de Pinhal Novo.

Org.: Câmara Municipal de Palmela

Apoio: Junta de Freguesia de Pinhal Novo

 

16 a 22 setembro

OAU’tocarros – Energia sustentada

Durante a semana da mobilidade, o autocarro do Centro Histórico da vila de Palmela e outras viaturas de transporte escolar serão movidos a biodiesel, produzido a partir de óleos alimentares usados recolhidos no concelho de Palmela.

Org.: Câmara Municipal de Palmela

 

19 setembro

De bicicleta para o trabalho

Os trabalhadores da Câmara Municipal de Palmela serão encorajados a deslocar-se de bicicleta para o local de trabalho. A iniciativa será alargada a outros modos de deslocação sustentáveis: deslocação a pé, transporte público, carpooling.

Org.: Câmara Municipal de Palmela

 

20 setembro | 9h00 | Sobral de Quinta do Anjo

Cãominhada solidária

Caminhada com animais de estimação nos trilhos da Serra do Louro. A participação é gratuita, aceitando-se um donativo em género (ração, desparasitante, etc.) destinado a um grupo local de proteção dos animais: AAQA – Ajuda Animal de Quinta do Anjo.

Iniciativa integrada no programa Mexa-se em Palmela

 

21 setembro | Centro de Recursos para a Juventude em Pinhal Novo

De bicicleta na vila

Workshop e passeio de bicicleta urbano

 

9h30    Workshop

Reparação e manutenção básica da bicicleta

Dinamizado pelo CicloPinhal

A bicicleta e as alterações ao Código da Estrada

Dinamizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta

 

11h00  Passeio de bicicleta em circuito urbano

Inscrição gratuita obrigatória até 18 de Setembro, às 16h – 212336692 | apaulino@cm-palmela.pt

 

Org.: Câmara Municipal de Palmela

Apoio: CicloPinhal e Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta

Iniciativa integrada no programa “Mexa-se em Palmela”

 

21 setembro | 10h30

Caminhada de abertura da Ecopista

Inauguração da nova Ecopista de Pinhal Novo

Ponto de Encontro: Av.ª dos Ferroviários – Rotunda do Bombeiro

Grau de Dificuldade I (I a V)

Distância 4,5 Km | Duração:1h30

Destinatários: População em geral

Informações: 212 336 692 | apaulino@cm-palmela.pt

Org.: Câmara Municipal de Palmela

 

22 Setembro | 18h00 | Jardim José Maria dos Santos (Junto ao Coreto), Pinhal Novo

Caminhada Solidária de Pinhal Novo

Destinatários: População em geral (a partir dos 6 anos); Grau de dificuldade I (I a V): Fácil / Distância: 4 km; Tipo de percurso: Circular; Valor da Inscrição: oferta de produtos alimentares não perecíveis e de produtos de higiene para famílias carenciadas; Local de inscrição: Junta de Freguesia de Pinhal Novo ou no local de partida

Org.: Junta de Freguesia de Pinhal Novo e parceiros da Comissão Social de Freguesia

Apoio: Câmara Municipal de Palmela

 

28 Setembro | 9h00 | Praça da Independência/Mercado Municipal de Pinhal Novo

Pinhal Novo com Pedalada – BTT

Destinatários: 10 aos 70 anos; Grau de dificuldade: Médio; Inscrições até ao dia da prova (inclusive): Sede da Junta de Freguesia | Tel.: 212 360 503 / Fax: 212 383 933 / geral@jfpinhalnovo.pt,

Org.: Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Câmara Municipal de Palmela, BTTascaduxico, Saltatrilhos, Desafios a Pedal, Tristes Alegres e Pinhalbike Team

Apoio: Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, Motoclube Pinhal Novo e Ginásio Vivência Explosiva.

 

Setembro e outubro | Auditório Municipal de Pinhal Novo

A Mobilidade às 5ªs

Ciclo de Cinema sobre mobilidade

Entrada gratuita

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *