Sociedade, Torres Vedras

Semana Europeia da Mobilidade em Torres Vedras

“As nossas ruas, a nossa escolha” é o tema eSemana Europeia da Mobilidadem 2014 da Semana Europeia da Mobilidade, à qual, como acontece desde 2004, a Câmara Municipal de Torres Vedras aderiu.

Pretende-se este ano com a iniciativa levar os cidadãos e as autoridades locais a efetuarem uma reflexão sobre como pode ser melhorada a qualidade de vida mediante a requalificação do espaço público, o que poderá passar pelo condicionamento do trânsito em ruas e o favorecimento dos modos suaves de transporte e do transporte coletivo em detrimento do uso individual do automóvel.

O programa da 13.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade (que decorre entre os dias 16 e 22 de setembro) no concelho de Torres Vedras é o seguinte:

Até 19/9 | 8.º CONCURSO “PENSAR A MINHA RUA”

Com este concurso pretende-se que os habitantes do concelho de Torres Vedras apresentem soluções de melhoria para a rua onde vivem e/ou trabalham. O respetivo regulamento está acessível no site da Câmara Municipal de Torres Vedras. As propostas podem ser apresentadas pelo e-mail: mobilidade@cm-tvedras.pt; ou diretamente no Balcão de Relações Públicas do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras.

DISTRIBUIÇÃO DE MANUAL DE ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DE ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE

No âmbito da candidatura ao RAMPA, foi elaborado o referido manual, com o objetivo de ajudar e orientar todos os projetos desenvolvidos para o Município de Torres Vedras nas diferentes áreas setoriais, designadamente: espaço público, edificado, transportes, informação e comunicação e infoacessibilidade. Conjuntamente foi ainda compilado em livro o regulamento municipal de urbanização e da edificação e o de publicidade e ocupação do espaço público. Pretende-se no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade distribuir o conjunto destas publicações pelas entidades públicas e privadas com intervenção nas matérias de mobilidade e acessibilidades.

17/9 | 21h | TORRES VEDRAS NIGHT RUN | Concentração: Praça da República

Nesta atividade que se realiza semanalmente à quarta-feira em Torres Vedras a partir da Praça da República, é proporcionado, durante uma hora, caminhadas e corridas. Antes da partida é feito um aquecimento em grupo e à chegada exercícios de alongamentos. Os percursos não estão marcados, sendo orientados por guias devidamente identificados, que os abrem e fecham. A atividade é inclusiva, ou seja, tem por objetivo que todas as pessoas cheguem ao final, em grupo, favorecendo-se assim a prática informal e descontraída de atividade física, a aquisição de hábitos de vida saudáveis e a dinamização do centro de Torres Vedras com a passagem por vários locais emblemáticos desta cidade. A participação é aberta a toda a população, não requer inscrição prévia, sendo apenas necessário, como requisitos, a boa disposição, o gosto pela prática de atividade física e o espírito de grupo e entreajuda. Torres Vedras Night Run é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras com os apoios do Académico de Torres Vedras, da Casa do Benfica de Torres Vedras, do Club L, do Higia, do Mais Fitness e do O’Hara.

  18/9 | 21h | PROJETO ANDAR NA RUAAS NOSSAS RUAS, A NOSSA ESCOLHA | Concentração: Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras

Com o objetivo de apresentar boas práticas de acessibilidade nos edifícios municipais e no espaço público, realizar-se-á uma caminhada inserida no Projeto Andar na Rua, cujo itinerário inclui o Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras, o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras e o Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras, que estarão abertos e contarão com a presença dos arquitetos que idealizaram a respetiva obra, para um breve enquadramento da temática da acessibilidade na conceção de cada um.

 19/9 | 14h30 | WORKSHOP “MODOS SUAVES DE TRANSPORTE EM TORRES VEDRAS” | Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras

Esta sessão destinada a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário contará com a presença de um técnico da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, da qual o Município de Torres Vedras faz parte. Pretende-se nesta ação promover os modos suaves de transporte em Torres Vedras, nomeadamente os modos pedonal e ciclável.

19/9 | 19h | INAUGURAÇÃO DAS NOVAS BIKESTATIONS DA CIDADE DE TORRES VEDRAS | Concentração: Parque Verde da Várzea

Inauguração de três novos postos de requisição da bicicleta pública “AGOSTINHA”, localizados no Bairro do Hilarão, no Bairro Arenes e na Conquinha, cada um com capacidade para 10 bicicletas.

 22/9 | DIA EUROPEU SEM CARROS

Neste dia será encerrada ao trânsito parte da Rua da Liberdade, no Bairro da Boavista-Olheiros, entre as 9h e as 17h.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *